Cronograma capilar e recuperação dos cabelos

Cronograma Capilar como funciona

 

Descobri o cronograma capilar a 2 anos e posso dizer que ápos esse tratamento meu cabelo melhorou 100%.E vocês conhecem  o cronograma capilar? Vamos descobrir o que é e como funciona? Neste post vou falar tudo sobre o cronograma e ainda vou dar dicas de máscaras capilar para usar em cada etapa.

Cronograma Capilar o que é e como funciona

O assunto hoje é cabelo e sem dúvida um dos motivos da recuperação do meu cabelo foi o cronograma capilar, pois cabelo cacheado é ressecado e com luzes fica pior, era poroso, sem brilho e com muitas pontas duplas.

 

Cronograma Capilar o que é?

Cronograma capilar é um tratamento minucioso para cabelos. Normalmente esse tratamento é recomendado para cabelos que sofreram algum tipo de tratamento químico (como tintura ou alisamento), apesar de não ser exclusivo para esse tipo de cabelos. O propósito do cronograma capilar é restaurar os cabelos danificados, dando-lhes vida e brilho.
O cronograma capilar é composto por três fases: hidratação, reconstrução e nutrição.
Dica: O ideal é não fazer nenhum processo de química enquanto está fazendo o cronograma, mas se for fazer optar só por um tipo de química.
Abaixo vocês vão conferir os tipos de Cronograma Capilar  e nesse link vão poder complementar o tratamento e deixar o cabelo a cada dia mais bonito.

Tipos de Cronograma Capilar:

Cronograma Capilar como funciona
Indico no primeiro mês você fazer o uso do cronograma oficial pois é o mais completo, quando começar a sentir que teve melhora pode montar um cronograma só para você ou seguir os outros cronogramas acima.
Para cabelos sem químicas pode seguir o cronograma para cabelos saudáveis.
Cabelos muito danificados ( luzes, progressiva, escova, chapinha, tintura e outras processos agressivos) tem que seguir o cronograma de muito danificado durante 1 mês para a recuperação, passados os 30 dias seguir o cronograma de cabelo pouco danificado.
Pois cabelos com químicas sempre vão precisar de tratamentos maiores para deixa – lós mais saudáveis.
Cada processo do cronograma é feito em dias alternados ok?
Obs: Intervalo de 48 horas entre cada procedimento.

Como montar o seu cronograma capilar?

Antes de montar o seu cronograma você precisa saber que tipo de cabelo é o seu, se é seco, ressecado, oleoso, poroso etc.. e depois fazer as etapas de acordo com o que precisa.
Se seu cabelo é oleoso , vai precisar de mais hidratações do que nutrição, porque na nutrição os tratamentos são feitos com máscaras a base de óleos ou até óleos extra virgem puro ( como na umectação).
No seu caso já tem mais gordura natural no fio, então você pode fazer a nutrição a 15 dias.
Se seu cabelo é seco faça os dois processos hidratações e nutrições, porque você precisa das duas etapas. Se seu cabelo é misto, evite passar máscaras perto da raiz ou use óleos vegetais na umectação, faça as etapas normalmente.
Todos os tipos de cabelos precisam de pelo menos uma reconstrução por mês para repor a massa capilar e a queratina do fio. Mas se seu cabelo acabou de passar por algum processo químico precisa fazer a reconstrução a cada 15 dias até recuperar o cabelo.

O Meu cronograma:

Cronograma Capilar como funciona

 

Cronograma Capilar como funciona
Bom faço uso de 2 tipos de cronograma capilar. O primeiro é quando faço luzes sigo durante 1 mês ,  é separado por 7 hidratações, 3 nutrições e 2 reconstrução.
Passado esse período sigo o cronograma 2 com 8 hidratações, 2 nutrições e uma reconstrução.
Na etapa de nutrição que é feita a cada 15 dias, em uma etapa faço a umectação e na outra uso máscaras a base de óleos.

O que você precisa para começar o cronograma.

Não precisa de muito rsrs, só uma boa máscara de hidratação que tenha em casa, um óleo vegetal como: ( óleo de coco extra virgem, azeite de oliva extra virgem, óleo de amêndoas entre outros), e uma boa máscara de reconstrução ou queratina líquida para potencializar a sua máscara.

Etapas e significado:

Hidratação
A hidratação vai repor a água do fios, deixando-o mais sedoso e macio. Ideal para cabelos sem brilho e ressecados. Usem produtos que contenham silicones, aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, açúcares, vitaminas ou glicerina. O processo pode ser feito toda semana, dependendo da necessidade do cabelo. E na hora da aplicação, sigam as instruções contidas no rótulo da máscara escolhida.
Umectação
A umectação/nutrição vai devolver os lipídios, ou seja, a oleosidade natural aos fios. Perfeito para cabelos com frizz e desalinhados. Os produtos indicados são: tutano, manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e muru muru) e óleos vegetais. Eu fiz a minha umectação com óleo de coco 100% natural e amei o resultado. Vejam o passo a passo do meu processo AQUI. O resultado é realmente fantástico e imediato. Para manutenção, o ideal é que o processo seja feito de 15 em 15 dias.
Reconstrução
Este processo repõe proteínas. Ele torna-se necessário em cabelos quebradiços, porosos e ralinhos. O objetivo é deixar o cabelo forte! E, por isso, vocês podem estranhar o resultado inicial, pois os fios não ficarão macios. Os produtos para este processo devem conter creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas. Ela deve ser feita após uma hidratação e uma nutrição. Pra quem passou por qualquer química, comece fazendo de 20 em 20 dias. O ideal é 1 vez ao mês. Aplique o produto seguindo as orientações da embalagem e não esqueça de passar condicionador após a lavação, para dar emoliência no cabelo.
Produtos para cronograma capilar: Etapa Hidratação
Cronograma Capilar como funciona
Produtos para cronograma capilar: Etapa Nutrição
Cronograma Capilar como funciona
Produtos para cronograma capilar: Etapa Reconstrução
Cronograma Capilar como funciona
PS: Para fazer o cronograma capilar você não precisa comprar mil máscaras de hidratação, reconstrução e nutrição: as receitas caseiras podem te ajudar bastante no cuidado com os fios. As receitas caseiras são também boas opções para testar e para variar os itens do seu cronograma.
E vocês já fazem o uso do cronograma capilar?

 

20 thoughts on “Cronograma capilar e recuperação dos cabelos

  1. NUnca!! nem tinha ouvido falar!! Amo cuidar dos cabelos mas para dar uma hidratada só faço a escova inteligente que dá aquela alisada básica e tb hidrata!! amei saber mais sobre o assunto! beijosss

  2. Nunca fiz, mas to precisando tanto… meu cabelo tem luzes, progressiva… de tempos em tempos tenho que dar aquele corte, pq está todo arrebentado…
    Vou fazer esse cronograma.
    Desses produtos que vc citou, uso o Silicon Mix e AMO!! Vou procurar os outros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *