Dúvidas comuns das gestantes

1
Olá queridos,
Dúvidas comuns das gestantes
Estar grávida é uma dádiva, um momento único que a mulher passa. Porém, é também um momento onde temos muitas dúvidas e que muitas vezes não temos coragem de sair perguntando.

Principalmente as marinheiras de primeira viagem ficam com a cabeça cheia de perguntas e que buscam essas respostas. Eu tinha várias dúvidas, sobre tudo o que envolve a gestação e sei que muitas também têm essas dúvidas comuns.

Por isso, reuni as vinte perguntas mais frequentes sobre a gestação para ajudar vocês gravidinhas que estão esperando seu grande milagre.

1- É normal sangrar durante o início da gestação?
No começo da gravidez ocorre a nidação, que é quando o embrião fixa no endométrio, podendo causar o sangramento. Não são todas as mulheres que terão esse sangramento: cerca de 20% das gestantes relatam esse sintoma. Porém, se perceber que esse sangramento é intenso e acompanhado de outros sintomas, não hesite em procurar o obstetra.
2- Relação sexual durante a gestação pode fazer mal ao bebê?
O sexo pode ser muito bem-vindo ao casal. Se a gestação não for classificada pelo seu médico como sendo de risco, é perfeitamente seguro continuar tendo relações sexuais durante a gravidez. Devido ao aumento do fluxo sanguíneo na pélvis, útero, vagina e clitóris, pode aumentar consideravelmente o prazer da mulher. O que acontece é que alguns casais não se sentem à vontade em terem relações sexuais após um certo período devido ao tamanho da barriga, por exemplo. Se não for esse seu caso, procure uma posição que se sinta mais confortável e seja feliz. Uma curiosidade: o esperma estimula as contrações (dica boa para quem está tentando o parto normal).
3- É normal perder o interesse sexual durante a gravidez?
A eventual falta de interesse sexual acontece como uma resposta natural do corpo da mulher diante uma nova situação: hormônios em abundância, ansiedade do casal em relação à saúde do bebê, dificuldade de achar uma posição confortável em razão da barriga grande e até mesmo o psicológico tanto do homem quanto da mulher em relação ao novo corpo pode explicar esse desinteresse.
4- Quando vou sentir o bebê se mexer dentro da barriga?
Quando se está gravida, principalmente se for a primeira vez, não vemos a hora de poder começar a sentir os primeiros movimentos do bebê. Gestantes de primeira viagem costumam sentir os movimentos fetais a partir da metade da gestação, ou seja, por volta de 20 semanas (ou quatro meses e meio). Nas mais experientes, esses movimentos costumam ser percebidos antes, por volta do quarto mês de gravidez.
 5- Como calculo a semana de gestação?
Sempre ouvimos que a gestação dura 9 meses, mas assustamos quando nos perguntam de quantas semanas estamos, não é mesmo? Para descobrir a semana de gestação, basta fazer a contagem a partir da última menstruação considerando que a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas. Sim, quando acontece a fecundação, já “estamos grávidas” de duas semanas. Mas preste atenção: não misture o cálculo das semanas com o dos meses. Isso porque quatro semanas tem 28 dias, não um mês.
6- Quantos quilos a grávida pode engordar?
O ideal é que a futura mamãe não ultrapasse o seu IMC (Índice de Massa Corpórea), podendo ter variações de peso para um pouco mais ou um pouco menos. Engordar entre 10 a 12 quilos é o esperado (e recomendado) durante a gestação.
7- Porque grávida tem desejo de comer coisas estranhas?
Nem todas as mulheres apresentam essas modificações no paladar. Porém, as alterações hormonais podem desencadear o desejo por comidas estranhas. A prolactina e a progesterona são os hormônios responsáveis pela alteração do apetite feminino e a mudança do pH da boca, levando a gestante consumir alimentos que antes não gostava, não mais comer suas comidas preferidas ou mesmo experimentar sabores estranhos, como milk shake com maionese. E não se preocupem papais: se sua mulher não o consumir, o bebê não nascerá com cara de manga com leite por exemplo.
8- É verdade que grávida faz mais xixi?
Sim, é verdade. No começo da gestação, em razão do aumento do hormônio progesterona, faz com que a mulher sinta mais necessidade de ir ao banheiro. Já após o segundo trimestre, a compressão do útero sobre a bexiga faz com que diminua a sua capacidade de armazenar urina, fazendo com que as visitas ao banheiro sejam constantes.
9- É verdade que um bebê que nasce aos oito meses corre mais risco que o bebê que nasce de sete meses?
Não, isso é crendice popular. A maturidade pulmonar do feto aumenta progressivamente, semana após semana. Assim, quanto mais próximo ao final da gestação menor serão os riscos para o bebê.
10- É normal sentir mais dor de cabeça durante a gestação?
É comum as gestantes apresentarem dores de cabeça, principalmente quando já apresentava enxaqueca antes de engravidar. No final da gestação a dor de cabeça deve ser avaliada com cuidado, pois pode ser sinal de hipertensão. Mas cuidado com a automedicação: os órgãos do bebê são formados entre a sexta e oitava semana, precisando ser criteriosa quanto ao uso de medicamentos nessa fase. O melhor é consultar o médico para prescrever algo seguro para melhora as dores.
11 – É normal a grávida ter mais gazes?
Na gestação o hormônio da progesterona relaxa os tecidos do corpo, diminui os movimentos peristálticos no intestino que, consequentemente, aumenta os gazes e a constipação intestinal. Para ajudar, deixe de lado alguns alimentos que são mais causadores de gazes e desconforto gástrico, como: feijão, ervilha, brócoles, couve-flor, repolho e cebola. Fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitar bebidas gazosas, mastigar devagar e não falar enquanto estiver comendo são outras dicas para evitar gazes.
12- Qualquer mulher pode sofrer de depressão pós-parto?
Não há uma comprovação científica, mas na maioria dos casos já há uma pré-disposição. Muitas vezes a mulher já tem uma tendência à depressão e que nunca foi investigada e acompanhada. O estresse e complicações durante a gravidez e no pós-parto podem interferir no quadro. Ainda não está provado que a tristeza da mãe possa afetar diretamente o feto, mas uma pessoa triste e depressiva não se alimenta e não dorme corretamente, podendo gerar prejuízos ao bebê. Se estiver percebendo uma melancolia persistente, o melhor é procurar ajuda psicológica.
13- Como deve ser a alimentação da gestante?
A alimentação deve ser balanceada e não caia no mito de que a grávida tem que comer por dois. A gestante, em média, consome 300 calorias a mais que uma pessoa comum. O ideal é comer pouco várias vezes ao dia. Frutas, verduras, carnes e cereais devem fazer parte do cardápio, além de aumentar a ingestação de líquidos (de um a dois litros de água por dia), afinal o seu corpo está trabalhando a todo ritmo para gerar uma nova vida. Massas, doces, guloseimas, bebidas gasosas e álcool devem ficar de fora. No geral, a grávida pode comer quase tudo, porém alguns alimentos ela precisa evitar nessa fase, como: peixes e frutos do mar crú (como o sushi), queijos de casca branca (como brie e camembert) e queijos com fungos (como gorgonzola e roquefort), qualquer tipo de carne crua ou mal passada e bife de fígado e miudos.
14- Pode tingir os cabelos?
No primeiro trimestre da gestação é uma fase crítica de formação do feto. As tinturas, mesmo sem amônia na composição, somente podem ser usadas a partir do quarto mês, devido ao fato de não saber ao certo se elas podem ser absorvidas pelo couro cabeludo da mãe. Essa ressalva vale também para escova progressiva, alisamentos e permantes, que ficam proibidos durante toda a gravidez. Como eu tinha muito medo, optei em não fazer nada no cabelo durante esse período.
15- E descolorir os pêlos do corpo? Pode?
O melhor é evitar enquanto estiver grávida, pois não há garantias de que as substâncias químicas usadas no processo irá ou não penetrar na pele, oferecendo riscos ao bebê. Outra justificativa é que o organismo está mais sensível e propenso à irritações e alergias.
Dúvidas comuns das gestantes
16- Posso tomar banho de banheira?
Desde que a água esteja morna, não ultrapassando 38 graus, não há problema. Banhos de imersão muito quentes não são recomendados. No primeiro trimestre de gestação, a hipertermia (ou excesso de calor) pode causar malformações no feto, já a partir do segundo trimestre é normal a pressão arterial da gestante cair, sendo que ambiente muito quente contribui para uma queda mais acentuada, ocasionando desmaios e diminuição do fluxo de sangue para o feto.
17- Grávida pode fazer tratamento dentário?
Não só pode, como deve fazer em caso de problema nos dentes ou gengiva. Doenças bucais são associadas a parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso. Existem anestesias apropriadas para gestantes, que são mais seguras por não conter substâncias que provocam o estreitamento dos vasos sanguineos, presentes nas anestesias comuns.
18- Posso dirigir? E usar cinto de segurança?
Se sua gestação não é considerada de risco, você poderá exercer suas funções diárias normalmente, isso inclui dirigir. Caso seu carro possua sistema de air-bag, cuidados são necessários e o recomendado é a desinstalação. O uso do cinto de segurança é de extrema importância. Ajuste-o por cima dos ombros mas que não pegue no pescoço e apoiado nos ossos dos quadris, embaixo do abdomem, para caso de uma freiada brusca não apertar a barriga e causar danos ao bebê.
19- Posso andar a cavalo?
Os riscos de cair do cavalo são grandes, aumentando assim a possibilidade de um aborto espontâneo. Não é aconselhado pois, mesmo estando habituada, durante a gestação o peso vai progredindo, deixando os movimentos mais lentos e sem o devido reflexo para uma situação inesperada.
Dúvidas comuns das gestantes
20- E viajar de avião? Pode?
A gestante pode viajar de avião com algumas ressalvas: sentar-se numa posição confortável, levantando para andar a cada hora, tomando bastante líquido e visitar frequentemente o banheiro (valendo para quem viaja de carro também). Algumas companhias aéreas restringem as gestantes entre 28 e 36 semanas de viajar devido ao risco de um parto prematuro. Em todo caso, se há necessidade de viajar nesse período, solicite ao seu médico uma autorização e verifique se a companhia na qual irá viajar exige algum documento a mais.
As dúvidas das gestantes são inúmeras, afinal esse é um período em que tudo é novo e desconhecido, mesmo para aquelas que são mais “experientes”. Se você tem uma dúvida que não encontrou por aqui, pode deixar nos comentários para podermos responder.
Esse post incrivel foi escrito pela Lu do Recem Mãe.
1 comentário
  1. Luciana RecemMae Diz

    Ficou show esse Guia Mari, muito obrigada por compartilhar. Beijos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.