5 dicas para ajudar seu filho a estudar em casa
Com as escolas fechadas durante a quarentena, algumas famílias têm encontrado dificuldade em ajudar os filhos a estudarem em casa. Algumas instituições continuam mantendo atividades a distância, mas com quantidades de tarefas em um número bem maior do que era dado antes.
Esse momento tem sido proveitoso para muitos pais conseguirem estreitar os seus laços com as crianças e com as suas atividades escolares. Com uma participação maior, eles estão presentes diante das dificuldades e sucesso das crianças.
Ensinar em casa não é fácil, principalmente durante esse período de isolamento. Para os pais que não estão obtendo sucesso, confira 5 dicas para ajudar seu filho a estudar em casa:
1 – Rotina de estudos
Essa precisa ser a etapa principal durante esse período em casa. Crie uma rotina e seja firme para repetir todos os dias. Na escola, as crianças já estão acostumadas com uma grade curricular, com horários e atividades a serem feitas. Por isso, eles funcionam muito melhor com regras e com rotina.
Caso não consiga impor a rotina com o seu filho, ele não vai ter horários para respeitar. Ele pode apresentar resistência quando precisar interromper uma atividade que está fazendo, como brincar, para estudar. A rotina vai ajudar você também a conseguir terminar outras atividades do dia.
2 – Mantenha a calma
A criança aprende com os exemplos, por isso, se você tiver uma postura insegura ou reclamar das atividades escolares enquanto a criança faz a lição, ela acaba internalizando que a escola não é boa.
Procure novas estratégias, encontre vídeos explicativos para que se sinta mais seguro, mas procure não transparecer para a criança que está se sentindo inseguro nesse momento. Mostre a importância de estudar.
3 – Autonomia com supervisão
Normalmente, a criança faz as suas lições de casa sozinhas, certo? Mas precisa de supervisão dependendo da maturidade e faixa etária. Quando os pais estão no mesmo ambiente, prontos para ajudarem, a postura da criança é outra. Elas se empenham mais para mostrar o que sabem, esperando que os pais possam orientar nas dificuldades e apoiar nas conquistas.
Se a criança já é maior e consegue fazer sozinha, ainda é importante fazer a supervisão. Estar próximo, de vez em quando conferir como está o desenvolvimento da lição e oferecer ajuda, caso necessário.
4 – Se concentre na sua família
Muitas turmas de escola contam com grupos no Whatsapp, onde os pais podem se comunicar, principalmente durante esse período de quarentena. O que acontece é que as vezes os pais acabam se importando com a realidade de outras famílias, gerando comparações desnecessárias.
Cada rotina é diferente, assim como cada criança tem as suas características. Esse não é um momento para reclamar, nem criticar, mas sim colaborar uns com os outros.
5 – Estimule o conhecimento
Aprender não é fácil, mas a recompensa de estudar é incrível. Aproveite para perceber o quanto o seu filho está aprendendo a cada dia, o quanto a sua orientação nas lições está o tornando um conquistador de novos conhecimentos.
Perceba o quanto você contribuiu com algo que ele vai levar para o resto da vida, mostrando e incentivando o quanto o conhecimento nesse período de isolamento é importante. Não há nada mais recompensador do que os laços que estão sendo criados durante o crescimento do seu filho.