Quarto compartilhado com bebê
Quarto compartilhado com bebê
Muito se falam sobre o quarto compartilhado com o bebê, algumas pessoas acham que é errado e outras defendem que é o certo a se fazer.
Então hoje vou compartilhar a minha experiência com vocês.
Desde que meu filho nasceu ele dorme no mesmo quarto que os pais, e nunca tive problema sempre achei mais seguro, se ele acordasse no meio da noite eu ia poder ver o que estava acontecendo. No momento eu também não tenho espaço em casa para ele ter um quarto a casa é pequena.
Quando eu fiquei grávida eu já pensei onde ia colocar o berço dele, por mais que eu compartilho o quarto com ele, cada um tem seu cantinho e acaba que nenhum invade o espaço do outro.
Vantagens do quarto compartilhado:
- facilita a amamentação (a proximidade poupa tempo e incentiva a produção da ocitocina, que ajuda na produção do leite);
- fortalece o vínculo ( os pais se sentem mais próximos e mais ligados ao bebê, que por sua vez ganha mais atenção e carinho);
- promove a rápida resposta às necessidades fisiológicas e emocionais da criança (que são muitas e não seguem uma rotina);
- tranquiliza os pais (que, por estarem perto, sabem que o bebê está bem).
A primeira coisa que se pensa quando falam do quarto compartilhado é as desvantagens e a principal seria a intimidade do casal que vai se perder.
Não vou dizer que não é verdade mas quero que você responda algumas perguntas sinceramente.
- Desde quando um bebê pequeno, que não anda e não fala nem se alimenta sozinho, é independente? Colocá-lo sozinho num ambiente estranho, sem calor humano, contribuirá para sua independência/autonomia – ou somente para sua solidão e aceitação da solidão?
- É possível criar um filho sem passar por momentos difíceis de transição? O nascimento já não é uma transição? Não faria sentido diminuir o número de eventos de transição no início da vida para que essa primeira fase no relacionamento pais e filhos seja mais suave e prazerosa? O que impede você de promover a transição para o próprio quarto quando a criança estiver, de fato, mais autônoma (andando, falando, curiosa para explorar o mundo)?
- Você acha mesmo que sua vida sexual será tão intensa quanto antes do bebê nascer – independente de onde ele for dormir? Você tem sofá/futon/chuveiro/ outros cômodos na casa? Sabia que, enquanto dorme, seu bebê não vai nem saber que você e o seu parceiro estão se divertindo um pouquinho?
Vou finalizar esse post com uma frase do pediatra espanhol Carlos Gonzales:
Há muitas críticas ao co-sleeping. Que prejudica a autonomia da criança, que estraga o casamento…Se não prejudica o marido, não vai prejudicar o bebé.
Há muitas mulheres que dormem com os seus maridos e isso não prejudica a sua independência, o seu crescimento, não acontece nada.
Entrevista Pediatra Carlos Gonzales.
Adoro os quartinhos de bebê e quero que meu filho tenha um quarto só para ele, no momento não dá pois não tenho o espaço.
Ele já vai fazer 3 anos e agora acho necessário ele ter o espaço dele, já estou pensando como vou montar o quarto e pensando em uma casa maior é claro.
Não tenho nada contra em montar um quarto para o bebê com ele desde pequeno, cada cuidadores sabem o que é melhor para seus filhos e para eles.
Em um outro post vou trazer algumas inspirações de quarto que estou pensando em montar para meu filho.
Contem a sua experiência com quarto compartilhado também.
Deixe seus comentários.
Link relacionado: https://vamosmamaes.com.br/2016/08/19/como-montar-um-quarto-de-bebe/
Aqui em casa nós adotamos o quarto compartilhado até os 6 meses, para as duas. Foi super tranquilo, todos ficamos bem. Era realmente mais confortável pra todo mundo e, ao contrário do que muitos falaram na época, as duas foram para o berço depois sem nenhum problema. Super apoio!
Até hoje eu compartilho com o Gabriel Clau e esta sendo bem tranquilo.
Fiz quarto compartilhado até os 8 meses do João e não me arrependo nem um pouco… Se tivesse outro filho faria novamente.
Acho que é possível separar as coisas e com um pouco de bom senso tudo se ajeita.
Lembro que todo mundo me dizia que o João jamais aceitaria dormir sozinho por conta da cama compartilhada. Não tive nenhum problema em faze-lo dormir em seu berço. No inicio ele adormecia na minha cama e depois eu o levava. Hoje ele já adormece na cama dele. Claro que eu fico com ele até ele pegar no sono. E quer saber? Eu adoro "cheirar" meu filho até ele dormir… Sei que um dia ele não vai mais precisar disso, então quero aproveitar!
Deia Tomaz – http://www.lancheiradojoao.com
Tudo se ajeita realmente Deia eu gosto de ver ele enquanto esta dormindo, acho perfeito.
Aqui em casa como são 3 nunca fizemos o quarto compartilhado e foi tudo muito tranquilo para todos!
Sim não da mesmo verdade.
Mari aqui também desde que nasceu compartilhamos o quarto, por um bom tempo a cama também, hoje ele está com 6 anos e ainda dorme no meu quarto, na cama dele ao meu lado e quando quer dormir comigo deixamos e depois que pega no sono coloco na cama dele (pois o menino é espaçoso rs), mais esse ano irei montar o quarto dele.
Mais concordo com você, principalmente quando ainda é pequeno e mama, facilita muito ficar no nosso quarto.
Amei o post
Beijos Mi Gobbato
Verdade facilita e muito Mi.
Aqui o quarto compartilhando foi a melhor opção. Apesar dele já ter o quartinho dele, nunca consegui dormir ben (mesmo tendo babá eletônica). Era a noite toda indo amamentar e ver se estava realmente bem. Optamos e foi maravilhoso para o seu desenvolvimento quanto a independência. Hoje ele ja fica no quartinho dele, no canto dele. Mas sempre que ele quer, vem para nosso quarto e dorme agarradinho com a gente. Amo dormir sentindo o cheirinho dele… Bjos
è uma otima opção ainda mais quando está mamando Lu.
Adorei o tema. Lá em casa fazemos cama compartilhada mesmo, quando a Gi nasceu, deixei os 1os meses no carrinho, já que no meu quarto não cabia o berço, depois, até tentei colocar ela no berço, mas quando eu comecei a trabalhar, eu não agüentei ficar acordando várias vezes a noite e levei ela para minha cama.
Nossa ouvi de tudo, que ela ia ser dependente, que meu casamento ia pelo ralo, enfim… Hoje a Gi tem 8 anos, dorme no quarto dela, na cama dela, não tive problemas de transição e ela é uma criança muito feliz. Ah, e vez ou outra ela vai lá pra minha cama, principalmente se tem pesadelo, ou se a mamãe aqui fica com saudade de dormir agarradinha 🙂 <3
bjsss,
Alê
http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/
Simeu fiz no coemço tambem Ale , hoje ele dorme na caminha mas no mesmo quarto que eu.
Jack, eu não compartilho o quarto só quando a Mari está dodoi eu levo pra minha cama, ela já acostumou no quarto dela desde a volta da maternidade. Mas você mostrou os benefícios do quarto compartilhado com tanto carinho que se eu tiver outro acho que vou compartilhar. bj
Pensei a mesma coisa
Eu adoro ver que ele esta ali comigo Tati.
Fui criada em quarto compartilhado, e os meus chiquitos ficaram em meu quarto por 3 meses e foi maravilhoso!!!.
Pauleni Gomes ig @nossasaogemeos
è muito bom ne Pauleni
Mari aqui semprr compartilhamos a cama com o Duduxo e amo.. Bju
Eu tambem Mari
Não compartilhamos o quarto com Heitor. Quando Artur nascer ainda não sei como vai ser…
è muito bom Ma.
Por aqui sempre compartilhamos o quarto, a cama e até mesmo o sofá kkkk porque filho é pra ficar juntinho da gente mesmo!
Blog maternidade sem frescura
Eu aproveito Jack agora enquanto é pequeno
Aqui é compartilhado 😉
Que legal
Em casa não teve não quarto compartilhado. Mas tb acho normal q tenham. Não me importo. Mas hj a mama com 4 anos ela tem quarto misturado rsrsr cada dia nos dormimos em um quarto RS e tá tudo otimo
Verdade
Obrigada Ju pelo apoio sempre.
Verdade vai passar Fanny é fase