A importância de possuir um plano odontológico para crianças
Cuidar da saúde bucal é uma responsabilidade para a vida toda, começando desde a infância. Para que os cuidados sejam eficientes e observados, é importante que os pais possuam um plano odontológico para crianças, podendo realizar consultas regulares para acompanhar como está a saúde bucal dos seus filhos.
Essas consultas devem começar assim que os filhos começarem a apresentar queda dos dentes de leite e passarem a possuir os dentes permanentes, ou mesmo quando surgirem os primeiros dentes de leite.
Quando isso acontece, os cuidados devem ser redobrados, principalmente nos dentes permanentes pois não surgirão novos dentes caso algum deles caia.
Por que possuir um plano odontológico?
Assim como planos médicos, um plano odontologico funciona de modo a facilitar a marcação de consultas e o acompanhamento profissional da saúde por valores mais acessíveis.
Isso porque as consultas particulares tendem a ter um preço mais elevado. Além disso, quando é necessário realizar algum tipo de tratamento, os custos se prolongam a cada consulta e procedimento necessários.
Mais ainda, a demanda costuma ser alta, pois estamos tratando da qualidade da saúde bucal das pessoas e de tratamentos cruciais para a qualidade de vida.
Dessa forma, não é sempre garantido que o seu dentista terá disponibilidade para atender seu filho, dificultando o acompanhamento.
Além das consultas particulares, existe também a possibilidade de procurar consultas públicas. Entretanto, nesse caso a demanda é ainda maior.
Justamente por esses motivos, possuir um convênio odontologico é uma ideia interessante e muito vantajosa.
Afinal, com esse convênio, você paga um valor mensal e pode realizar um acompanhamento constante da saúde bucal dos pequenos, bem como de toda a família, por um custo-benefício atrativo.
Ademais, existe uma maior segurança em conseguir horários para as consultas, facilitando a vida dos pais que possuem agendas apertadas e não conseguem desmarcar compromissos com tanta facilidade.
Como realizar consultas pelo convênio?
Diversas clínicas e consultórios particulares oferecem a possibilidade de fechar um plano de convênio para as famílias.
Dessa maneira, é importante escolher aquela que atende na região em que você mora, que possui profissionais qualificados e um atendimento de excelência.
Por fim, se basear nos custos do pagamento do convênio também é importante, bem como os serviços contemplados.
Além disso, muitas empresas estão começando a prover para seus funcionários plano dental coletivo empresarial para que eles se sintam mais seguros e tranquilos em relação aos seus atendimentos.
Nesse sentido, muitas vezes existe a possibilidade de agregar familiares nesses convênios, pagando menos do que em outras clínicas particulares.
Por ser um plano oferecido pelas empresas, é natural que a escolha seja por clínicas responsáveis e com qualidade comprovada, geralmente oferecendo pacotes mais otimizados.
Com isso, você pode incluir no plano, ou pagar um pouco a mais para utilizar o plano odontologico empresarial para que seu filho possa ser atendido desde pequeno, garantindo assistência odontológica eficiente.
Possíveis tratamentos
Desde pequenas, as crianças costumam ouvir bastante que é fundamental possuir alguns cuidados relacionados à saúde bucal, e isso é muito sério. Alguns desses cuidados são:
- Escovar os dentes com regularidade;
- Usar fio dental;
- Não colocar objetos na boca;
- Comer menos açúcares.
Infelizmente, algumas acabam deixando esses cuidados de lado por diversos motivos.
Com o passar do tempo, essa falta de cuidado e de higiene bucal pode prejudicar as estruturas dos dentes e causar uma série de problemas na boca.
Dessa forma, os planos de odonto empresarial costumam oferecer diversos tratamentos para resolver esses problemas recorrentes na boca das crianças.
Claro, é importante sempre realizar o acompanhamento regular, ou seja, sempre que possível, marcar uma consulta para ver como está a saúde bucal dos seus filhos. De modo geral, o acompanhamento é feito a cada 6 meses para avaliar a situação dos dentes.
Em consultas normais, os dentistas podem observar as necessidades e realizar uma limpeza. Porém, caso seja identificado algum problema, como o surgimento de uma cárie, pode ser necessário marcar uma nova consulta para remoção da cárie.
Além de problemas ocasionais, como o surgimento de cáries, outros tratamentos podem ser requisitados para melhorar a estrutura dos dentes.
É normal que os dentes não sejam perfeitos. Ou seja, eles podem ser muito separados, os dentes de cima podem ser muito pra baixo e vice-versa.
Quando a criança possui essas condições, o uso de aparelho dentário pode ser recomendado desde a infância. Esses aparelhos são desenvolvidos justamente para alinhar os dentes e reestruturá-los, dando o sorriso que todos desejam.
Por fim, é importante destacar que existem diferentes tipos de aparelho dentário, como o móvel, fixo, aparelho invisível, entre outros.
Nesse sentido, a escolha do tratamento será feita pelo dentista, pois cada aparelho pode ser útil em uma determinada situação, reforçando ainda mais a importância dos dentistas e dos planos odontológicos.
Desse modo, o profissional poderá realizar o acompanhamento adequado, contribuindo com o reforço das práticas diárias e por um custo mais acessível para os pais.