Como desmama um Bebê de 1 ano? 8 Dicas para ajudar nesse processo
É realmente algo para se orgulhar passar um ano todo ou mais dando leite materno para o seu filho já que é um momento de muita dedicação, paciência, comprometimento e coordenação.
Como a composição do leite materno muda conforme o bebê cresce, o leite se ajusta às necessidades evolutivas dele e fornece a nutrição correta para o crescimento e desenvolvimento do seu filho.
Por isso, pode ser que o momento certo para desmamar tenha chegado. Confira algumas dicas e truques para desmame que podem facilitar esse momento de transição:
O que fazer para parar de amamentar?
As mamães não precisam parar de amamentar se sentirem que não estão prontas e também não precisam continuar se já sentiram que foi o suficiente.
Porém, existem algumas orientações simples que podem ajudar as mulheres a decidirem se devem ou não continuar na amamentação.
Bebês que tem mais de um ano de idade tem o leite materno como principal alimento suplementar, uma fonte de conforto e também para apoiar o sistema imunológico.
Pode parecer uma ótima ideia parar de amamentar de uma vez, mas isso pode causar dor nos mamilos, sofrimento psicológico para a mãe e também para o bebê e também ingurgitamento.
Uma boa estratégia é reduzir as sessões de amamentação lentamente ao longo de várias semanas.
Como desmama o bebê de 1 ano a noite?
Quem tem um bebê de 1 ano sabe que eles mamam com menos frequência durante a noite. E isso é bastante conhecido como um desmame noturno, o que pode ajudar as mães a darem uma descansada.
Também pode ser uma ótima forma para as mães sustentarem a amamentação por mais tempo, já que diminuir a amamentação noturna permite que a amamentação seja mais confortável ao longo do dia.
Por isso, pode ser uma forma de desmame gentil e que pode ser uma forma da mãe e do bebê passarem por esse processo com menos desconforto.
Qual a melhor idade para o desmame?
São momentos diferentes em que todas as crianças encontram a idade de estar prontas para o desmame, por isso, pode ser por um bebê de 1 ano e 7 meses.
Enquanto um está pronto aos 12 meses, outro bebê de 1 ano e 8 meses pode não estar pronto e só realmente parar de se alimentar de leite materno aos 3 ou 4 anos.
É importante ser bem realista em relação ao desmame. Parar de amamentar não vai deixar a maternidade mais simples e também não força a criança a crescer mais rápido.
O bebê ainda precisa de muita atenção e cuidados. Por isso, a melhor idade para o desmame pode estar relacionada com o seu estilo de vida.
Quanto tempo demora o desmame do bebê?
O tempo que demora para fazer o desmame de um bebê de 1 ano e 6 meses vai depender da idade dele, mas também do número de vezes em que acontece a amamentação.
Além disso, é necessário considerar a vontade do bebê em desmamar e também dar resposta do seu corpo a isso.
Para evitar mastite, dutos obstruídos ou infecções mamárias, a recomendação é um desmame gradual.
Por isso, para saber como fazer o desmame basta começar eliminando uma refeição ao longo do dia por vez, permitindo que o seu corpo volte a se ajustar.
Simpatia para desmame do bebê
Muitas mães também recorrem a simpatia para desmamar o bebê de 1 ano e 5 meses por receberem essas dicas de amigos ou familiares.
Um exemplo de simpatia para desmame do bebê bem conhecida diz que a mãe deve tirar um pouco do leite e colocar em uma xícara.
Nessa xícara, deve colocar um dente de alho amassado, um pouco de açúcar e farinha de milho.
A criança deve comer essa mistura atrás da porta da cozinha e deve ser feita em uma noite de lua minguante.
Dicas para desmame do bebê noturno
O processo de desmame noturno deve ser de forma lenta e gradual. Por isso, a mãe deve amamentar por um tempo mais curto em cada mama ou diminuir a quantidade de leite.
Uma dica prática é prolongar o intervalo entre as mamadas ao confortar e acariciar o bebê para que ele possa voltar a dormir.
Conforme a criança se torna mais ativa, ela pode deixar de mamar ao longo do dia para compensar à noite. Por isso, garanta que o seu bebê de 1 ano e 3 meses tenha comido bem ao longo do dia.
Além disso, ofereça uma alimentação extra durante a noite, pois se o bebê dormir com a barriga cheia, há menos chances de acordar com fome no meio da noite.
Como desmamar de uma vez
Não é o ideal parar com a amamentação do seu bebê de 1 ano e 2 meses de uma vez, pois quanto mais rápido, maior pode ser o desconforto.
Existem complicações em potencial, como dutos obstruídos, ingurgitamento e mastite, por isso, se recomenda o desmame gradual.
Caso o desmame gradual não seja uma possibilidade, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para diminuir o desconforto seu e do bebê de 1 ano e 4 meses.
Dessa forma, as mães podem reduzir a pressão e a dor ao usar uma bomba para tirar leite ou com as próprias mãos para extrair uma quantidade pequena de leite.
Não se esqueça de que a amamentação é muito mais do que a alimentação do bebê. É também um momento de proximidade, por isso, reserve um tempo de aconchego para compensar.
Remédio caseiro para desmame
Uma opção para ajudar no desmame são os remédios caseiros, como chás que ajudam a secar o leite materno.
O chá de menta ou de sálvia são conhecidos por ajudar na redução da produção de leite materno.
No entanto, se as mamães buscam um remédio para ajudar, é importante consultar o seu médico.
Uma boa dica é procurar por pomada para desmame que ajuda a amenizar a dor nos seios. É uma opção para ajudar a desfazer os nós e retirar o leite com maior facilidade.