A NEUROPSICOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL



Meu filho tem dificuldades, como posso ajudá-lo?
Ao longo do seu
desenvolvimento, muitas crianças apresentam dificuldades, sejam elas emocionais
ou cognitivas
. Diante disso, muitos pais, seguindo o curso natural, se
direcionam as médico de seus filhos ou procuram diretamente um psicólogo. Tudo
perfeito até esse ponto, mas o fato é que quando a criança dá sinais de algum
déficit cognitivo os profissionais, normalmente, pedem por uma avaliação neuropsicologica.
Mas o que é exatamente uma avaliação neuropsicologia e como ela pode ajudar no
desenvolvimento da criança?

Vamos entender:
A neuropsicologia é o campo do
conhecimento que trata da relação entre cognição (e comportamento), é a
atividade do sistema nervoso em condições normais e patológicas, em que a
partir de perspectiva médica, este conhecimento vida o tratamento dos
distúrbios da cognição e do comportamento secundários ao comprometimento do
sistema nervoso.
A
cognição é o ato ou processo da
aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção,
associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. É o
conjunto dos processos mentais usados no pensamento na classificação,
reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o
aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. Podemos dizer que
cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda
informação captada através dos cinco sentidos.
Desta forma, a avaliação neuropsicológica, vai estudar as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, sendo
considerada uma avaliação funcional do cérebro. Porém, esta
avaliação não se limita a aplicação de testes psicométricos e neuropsicológicos
organizados em baterias, objetiva também, avaliar a relação destes achados com
a patologia neurológica e/ou comportamental e em estabelecer a possível área
cerebral envolvida. A interpretação cuidadosa destes resultados deve ser
associada à análise da situação atual do sujeito e do contexto onde vive.  Assim, a avaliação é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de
uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica, contribuindo
para o diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades neurológicas,
problemas do desenvolvimento infantil, comprometimentos psiquiátricos,
alterações de conduta, entre outros e extendendo-se ao processo ensino
aprendizagem.
A contribuição desses resultados, como forma de
tratamento, efetiva-se através da Reabilitação
Cognitiva
ou Reabilitação
Neuropsicologia
.
A reabilitação cognitiva é o processo em
que pessoas com lesão cerebral cooperam para tratar ou aliviar deficiências
cognitivas resultantes de dano neurológico, com o objetivo de capacitar
pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar as
deficiências cognitivas resultantes de lesão neurológica. Já a reabilitação neuropsicologia, engloba
também, além do tratamento das funções cognitivas, as deficiências emocionais,
comportamentais, de personalidade e da motricidade.
Referências
Bibliográficas:
NEUROPSICOLOGIA – das bases anatômicas a reabilitação –  Ricardo Nitrini / Paulo Caramelli
/ Letícia L.Mansur – editora HCFMUSP – 1. Edição – 2003.

REABILITAÇÃO COGNITIVA – uma abordagem neuropsicologica integrativa – McKay Moore
Sohlberg/ Catherine A. Mateer – editora Santos – 1. Edição – 2008.

Christiane Junqueira, psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar pela FMABC – Faculdade de Medicina do ABC, Neuropsicologia pelo INESP – Instituto Neurológico de São Paulo e aprimoramento em Reabilitação Cognitiva também pelo INESP.

3 thoughts on “Neuropsicologia e o desenvolvimento infantil

  1. Opa! Gostei da abordagem, de forma clara e precisa.
    Ainda bem que temos avançado nos estudos que direcionam melhor quaisquer dificuldades emocionais e cognitivas e, assim, os tratamentos se tornam mais eficazes.

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