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Benefícios da caminhada para a saúde

Todo mundo sabe que a caminhada regularmente é essencial para o bem – estar do corpo e saúde é claro, e, a cada dia mais, estudos embasam nisso. A revista cientifica ” The Lancet”  publicou uma pesquisa revelando que, a cada oito horas sentado, é necessário praticar uma hora de exercícios para combater os efeitos negativos do sedentarismo e nada melhor do que começar com a caminhada.

Os participantes que passavam muitas horas sentados e praticavam pouca ou nenhuma atividade física tinham 9,9% de chances a mais de morrer em um período entre 2 e 18 anos. Já aqueles que, apesar de ficarem bastante tempo sentados, faziam exercício por pelo menos 60 minutos diariamente, tinham o risco de morte reduzido em até 6,8%. A pesquisa analisou relatórios de pessoas com mais de 45 anos dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e da Austrália.

O principal autor do estudo o professor Ulf Ekelund da Universidade Inglesa Cambrigde explicou que não é preciso ir para a academia e que é suficiente andar pela manhã ou a noite ápos o jantar, mas é preciso fazer pelo menos uma hora por dia.

A pesquisa também afirmou que 60 minutos de exercício de intensidade moderada como andar de bicicleta seria suficiente para reduzir os efeitos de ficar sentado um longo período.

O professor ainda ressaltou ” Não é fácil fazer exercícios uma hora de exercícios todos os dias, mas os adultos britânicos veem em média 3 horas e 6 minutos de televisão. Não é muito pedir que um pouco dessas três horas seja usada em atividade física”

A Organização Mundial de saúde (OMS) aconselha 150 minutos de exercício por semana  mas a publicação britânica, baseada em dados de mais de um milhão de pessoas, qualificou a recomendação de “insuficiente”.

Benefícios da caminhada:

Melhora a circulação: Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Deixa o pulmão mais eficiente: A caminhada  faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. 

Combate a osteoporose: O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Aumenta a sensação de bem estar: Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

Diminui a sonolência: A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite. 

Emagrece:  Caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

Agora que vocês já sabem todos os benefícios que a caminhada trás para o nosso corpo e saúde, bora começar a se exercitar?

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13 thoughts on “Caminhada para você sair do sedentarismo

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