Colágeno – Segredo para ter uma pele e corpo maravilhoso

5

colágeno é uma proteína essencial ao organismo.
Ela ajuda a eliminar o efeito molenga, deixa a pele mais lisinha e os músculos
mais firmes.

Para ter uma ideia o colágeno é um
importante aliado e representa 70% de toda proteína da pele e 30% do nosso
corpo. Mas, como tudo na vida, ele não é para sempre. Alguns fatores como a
glicação – que é danificação da estrutura do colágeno e de outras proteínas,
causada pelo consumo exagerado de açúcar e carboidratos, tabagismo, excesso de
sol e até mesmo o estresse – podem causar uma diminuição na sua produção. Após
os 25 anos, cerca de 1% do colágeno do seu corpo vai embora por ano.
Quer dizer?
Se você não repor, em 5 anos já perdeu 5% desta proteína no seu organismo.
“É por isso que na fase dos 30 anos as pessoas percebem flacidez e rugas
porque a pele começa a perder elasticidade surgindo também a flacidez”,
diz a dermatologista Claudio Mutti, de São Paulo. E isso pode refletir
principalmente na sua pele que começa a ficar mole, igual gelatina. Então, uma
regra básica. Coloque colágeno na sua dieta para
dar um up no seu corpo, tonificar os músculos e outras cositas mais que você
vai ficar sabendo aqui!

Benefícios do colágeno

O colágeno ajuda na elasticidade
e firmeza da pele
. Um estudo feito pelo Medcin Instituto da Pele, de São Paulo,
comprovou esse efeito. Eles analisaram três grupos de mulheres com idades entre
35 e 60 anos. O primeiro tomou uma dose diária de 2g de colágeno hidrolisado, o
segundo tomou 5g e o terceiro não tomou nada. Os resultados foram gritantes: O
grupo que tomou 2g teve um aumento de 4% na firmeza e 8% na elasticidade. Já
quem ingeriu 5g teve aumento de 17% na hidratação, 5% na firmeza e 10% na
elasticidade da pele! 
Vale lembrar que a diferença entre o colágeno e o colágeno
hidrolisado utilizado na pesquisa é que o primeiro é a proteína inteira, já o
segundo, é a molécula já quebrada e fracionada em aminoácidos, facilitando a
absorção no organismo e super fácil de encontrar em cápsulas ou em pó! Um
exemplo ótimo da ação do colágeno na pele é o da gelatina: “Quanto mais
colágeno tem em uma gelatina, mais firme ela é, Como na maria-mole se usa pouca
gelatina (colágeno) ela é molinha. O mesmo vale para a pele!”.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Precisa afinar? Vá de
colágeno! Ele sacia porque deixa a digestão mais lenta. É que quando ingerido
forma um “bolo” no estômago preenchendo os espaços e enganando
a fome. “Por ser uma proteína, o colágeno tem um processo de digestão mais
lento do que outros alimentos, além disso, o próprio processo de digestão das
proteínas promove gasto de calorias”, explica Carol Faria. Seu efeito
saciante já foi muito analisado e estudos apontam que pessoas que ingeriram
colágeno no café da manhã, por exemplo, tiveram seu apetite reduzido em até 40%
no almoço!

Parece mentira, mas além
de reduzir a fome, o colágeno ajuda a emagrecer e mantém a massa magra! Foi o
que um estudo inglês comprovou. Algumas pessoas foram submetidas a ingerir o
colágeno hidrolisado por 8 semanas. Para comprovar a veracidade do poder de
emagrecimento da santa proteína, eles foram impedidos de começar dietas ou
fazer qualquer atividade física durante o tempo de pesquisa. A única restrição
era não comer nem beber nada além de chá de ervas e 200 ml de água com colágeno
até 3 horas antes de dormir. Resultado? Eles afinaram 5 cm de cintura e
reduziram em 6,64% a gordura corporal. O melhor de tudo! Não foi perdida
nenhuma grama de músculos.
Além de afinar, ele
também ajuda a tonificar os músculos! Isso é explicado por sua produção de
creatina e arginina, aminoácidos essenciais no crescimento muscular. O colágeno
hidrolisado faz com que nosso corpo mantenha a quantidade adequada de massa
muscular e ajuda o organismo a reconstruir as fibras musculares perdidas,
quando aliado à atividades físicas pode se tornar uma excelente fonte proteica.
“Quanto mais colágeno, mais proteína e mais força muscular temos”,
explica o professor e cosmetólogo Maurício Pupo. O colágeno é responsável
também por diminuir o tempo de recuperação do músculos entre uma atividade e
outra. O melhor é que você pode diluir uma porção em pó para turbinar aquele
shake pós-treino.

 Diga não para
estrias e celulites!


Cerca de 70% da nossa
pele é composta por colágeno, essa superproteína que funciona como um “cimento”
natural da pele.
Seu consumo diário
também previne o aparecimento de celulite e estrias. Isso acontece porque ele é
responsável pela formação das fibras que dão sustentação à pele. Que tal
potencializar esse efeito? Combine sempre o consumo de colágeno com vitamina C
e selênio – são importantes para sua absorção – e vitamina E, que além de
antioxidante promove a formação das fibras colágenas da pele. A vitamina C pode
ser encontrada em frutas cítricas como a laranja e limão. Já a vitamina E e o selênio
estão na castanha-do-pará e nas nozes, por exemplo.


Fortalece articulações e ossos

Na Europa,
a procura pelo colágeno cresce 5% todo ano e o principal motivo é a saúde dos
ossos! Segundo Oesser S. autor do artigo “Collagen hydrolysate for the
treatment of osteoarthritis and other joint disorders” a ingestão de
colágeno hidrolisado estimula a produção natural do colágeno pelo organismo e
ajuda no acúmulo do próprio colágeno nas articulações aumentando a atividade
dos condrócitos – que são células presentes nas cartilagens. Outro estudo
utilizou a proteína na tratamento de dores articulares por atletas durante 6
meses.

É barato e fácil de encontrar!

Além de
toooodos esses benefícios, o colágeno está em todo lugar e com preços
acessíveis, há opções desde cápsulas, sucos, cremes, balas, chocolates e
capuccino até tratamentos como peeling e escova, em que ele atua como agente
principal. A própria gelatina é fonte de colágeno, porém, como apresenta
somente 10% de proteína e cerca de 5% de colágeno, não pode ser considerada tão
eficiente quanto aos outros alimentos. Ele também pode ser encontrado em
alimentos de origem animal, como carne vermelha, frango ou peixe. “Uma
dica importante é associar o consumo destes alimentos a outros ricos em
vitamina C como laranja, acerola, limão e kiwi, pois ajudam na absorção do
colágeno”, explica Renata Narducci, nutricionista do hospital e
maternidade Christóvão da Gama. Com tantas opções fica fácil incluí-lo na sua
dieta, seja no café da manhã como cápsula ou após seu treino com o shake.
E hoje eu dou uma indicação do colágeno que eu tomo nesse artigo . Ele é super completo e minha pele está super firme.
Vale a pena!

Se gostaram desse artigo compartilhe com as amigas!!!

5 Comentários
  1. Espaço das Mamães Diz

    Ótimo post, precisam os sempre de cuidados

    Bjs Mi Gobbato

  2. Mari, nunca tomei colágeno, mas lendo seu post sobre tantos benefícios parece ser uma opção interessante bjs

  3. Genis Borges Diz

    Ai meu Deus, estou precisando disso!!

  4. Camila Campos Diz

    Colágeno é tudo de bom né.. Pena que com o tempo vamos perdendo… Nada como uma boa alimentação!

  5. Chris Ferreira Diz

    Colágeno é bênção. Muito bom o post com as explicações e dica.
    beijos
    Chris

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.