colágeno é uma proteína essencial ao organismo.
Ela ajuda a eliminar o efeito molenga, deixa a pele mais lisinha e os músculos
mais firmes.

Para ter uma ideia o colágeno é um
importante aliado e representa 70% de toda proteína da pele e 30% do nosso
corpo. Mas, como tudo na vida, ele não é para sempre. Alguns fatores como a
glicação – que é danificação da estrutura do colágeno e de outras proteínas,
causada pelo consumo exagerado de açúcar e carboidratos, tabagismo, excesso de
sol e até mesmo o estresse – podem causar uma diminuição na sua produção. Após
os 25 anos, cerca de 1% do colágeno do seu corpo vai embora por ano.
Quer dizer?
Se você não repor, em 5 anos já perdeu 5% desta proteína no seu organismo.
“É por isso que na fase dos 30 anos as pessoas percebem flacidez e rugas
porque a pele começa a perder elasticidade surgindo também a flacidez”,
diz a dermatologista Claudio Mutti, de São Paulo. E isso pode refletir
principalmente na sua pele que começa a ficar mole, igual gelatina. Então, uma
regra básica. Coloque colágeno na sua dieta para
dar um up no seu corpo, tonificar os músculos e outras cositas mais que você
vai ficar sabendo aqui!

Benefícios do colágeno

O colágeno ajuda na elasticidade
e firmeza da pele
. Um estudo feito pelo Medcin Instituto da Pele, de São Paulo,
comprovou esse efeito. Eles analisaram três grupos de mulheres com idades entre
35 e 60 anos. O primeiro tomou uma dose diária de 2g de colágeno hidrolisado, o
segundo tomou 5g e o terceiro não tomou nada. Os resultados foram gritantes: O
grupo que tomou 2g teve um aumento de 4% na firmeza e 8% na elasticidade. Já
quem ingeriu 5g teve aumento de 17% na hidratação, 5% na firmeza e 10% na
elasticidade da pele! 
Vale lembrar que a diferença entre o colágeno e o colágeno
hidrolisado utilizado na pesquisa é que o primeiro é a proteína inteira, já o
segundo, é a molécula já quebrada e fracionada em aminoácidos, facilitando a
absorção no organismo e super fácil de encontrar em cápsulas ou em pó! Um
exemplo ótimo da ação do colágeno na pele é o da gelatina: “Quanto mais
colágeno tem em uma gelatina, mais firme ela é, Como na maria-mole se usa pouca
gelatina (colágeno) ela é molinha. O mesmo vale para a pele!”.


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Precisa afinar? Vá de
colágeno! Ele sacia porque deixa a digestão mais lenta. É que quando ingerido
forma um “bolo” no estômago preenchendo os espaços e enganando
a fome. “Por ser uma proteína, o colágeno tem um processo de digestão mais
lento do que outros alimentos, além disso, o próprio processo de digestão das
proteínas promove gasto de calorias”, explica Carol Faria. Seu efeito
saciante já foi muito analisado e estudos apontam que pessoas que ingeriram
colágeno no café da manhã, por exemplo, tiveram seu apetite reduzido em até 40%
no almoço!

Parece mentira, mas além
de reduzir a fome, o colágeno ajuda a emagrecer e mantém a massa magra! Foi o
que um estudo inglês comprovou. Algumas pessoas foram submetidas a ingerir o
colágeno hidrolisado por 8 semanas. Para comprovar a veracidade do poder de
emagrecimento da santa proteína, eles foram impedidos de começar dietas ou
fazer qualquer atividade física durante o tempo de pesquisa. A única restrição
era não comer nem beber nada além de chá de ervas e 200 ml de água com colágeno
até 3 horas antes de dormir. Resultado? Eles afinaram 5 cm de cintura e
reduziram em 6,64% a gordura corporal. O melhor de tudo! Não foi perdida
nenhuma grama de músculos.
Além de afinar, ele
também ajuda a tonificar os músculos! Isso é explicado por sua produção de
creatina e arginina, aminoácidos essenciais no crescimento muscular. O colágeno
hidrolisado faz com que nosso corpo mantenha a quantidade adequada de massa
muscular e ajuda o organismo a reconstruir as fibras musculares perdidas,
quando aliado à atividades físicas pode se tornar uma excelente fonte proteica.
“Quanto mais colágeno, mais proteína e mais força muscular temos”,
explica o professor e cosmetólogo Maurício Pupo. O colágeno é responsável
também por diminuir o tempo de recuperação do músculos entre uma atividade e
outra. O melhor é que você pode diluir uma porção em pó para turbinar aquele
shake pós-treino.

 Diga não para
estrias e celulites!


Cerca de 70% da nossa
pele é composta por colágeno, essa superproteína que funciona como um “cimento”
natural da pele.
Seu consumo diário
também previne o aparecimento de celulite e estrias. Isso acontece porque ele é
responsável pela formação das fibras que dão sustentação à pele. Que tal
potencializar esse efeito? Combine sempre o consumo de colágeno com vitamina C
e selênio – são importantes para sua absorção – e vitamina E, que além de
antioxidante promove a formação das fibras colágenas da pele. A vitamina C pode
ser encontrada em frutas cítricas como a laranja e limão. Já a vitamina E e o selênio
estão na castanha-do-pará e nas nozes, por exemplo.


Fortalece articulações e ossos

Na Europa,
a procura pelo colágeno cresce 5% todo ano e o principal motivo é a saúde dos
ossos! Segundo Oesser S. autor do artigo “Collagen hydrolysate for the
treatment of osteoarthritis and other joint disorders” a ingestão de
colágeno hidrolisado estimula a produção natural do colágeno pelo organismo e
ajuda no acúmulo do próprio colágeno nas articulações aumentando a atividade
dos condrócitos – que são células presentes nas cartilagens. Outro estudo
utilizou a proteína na tratamento de dores articulares por atletas durante 6
meses.

É barato e fácil de encontrar!

Além de
toooodos esses benefícios, o colágeno está em todo lugar e com preços
acessíveis, há opções desde cápsulas, sucos, cremes, balas, chocolates e
capuccino até tratamentos como peeling e escova, em que ele atua como agente
principal. A própria gelatina é fonte de colágeno, porém, como apresenta
somente 10% de proteína e cerca de 5% de colágeno, não pode ser considerada tão
eficiente quanto aos outros alimentos. Ele também pode ser encontrado em
alimentos de origem animal, como carne vermelha, frango ou peixe. “Uma
dica importante é associar o consumo destes alimentos a outros ricos em
vitamina C como laranja, acerola, limão e kiwi, pois ajudam na absorção do
colágeno”, explica Renata Narducci, nutricionista do hospital e
maternidade Christóvão da Gama. Com tantas opções fica fácil incluí-lo na sua
dieta, seja no café da manhã como cápsula ou após seu treino com o shake.
E hoje eu dou uma indicação do colágeno que eu tomo nesse artigo . Ele é super completo e minha pele está super firme.
Vale a pena!

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5 thoughts on “Colágeno – Segredo para ter uma pele e corpo maravilhoso

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