Como cuidar das crianças para evitar que se envolvam com más influências
Uma das preocupações mais comuns dos pais é saber como cuidar das crianças para evitar que se envolvam com más influências. Afinal, ninguém quer ver o filho trilhando um caminho negativo, envolvendo o uso de drogas e acabando em uma clínica de recuperação para poder se livrar de um vício.
No entanto, não existe uma fórmula mágica de como cuidar das crianças para evitar que se envolvam com más influências. Todos os jovens acabam lidando com todo o tipo de influência na escola, na rua e na Internet. Afinal, 7 em cada 10 jovens têm acesso à Internet e, lá, estão vulneráveis a todos os tipos de influências. Dito isso, existem algumas práticas comuns que ajudam a dar às crianças as ferramentas necessárias para poder compreender quem são más influências e como lidar com elas.
Quer saber como cuidar das crianças para evitar que se envolvam com más influências? Então veja nossas dicas abaixo!
Como cuidar das crianças para evitar que se envolvam com más influências: 4 dicas
1. Garanta um lar positivo
Uma das melhores maneiras para tornar o seu filho imune às más influências é garantir um lar positivo para ele. É importante que a criança se sinta amada, protegida e respeitada em casa. Assim, ela poderá se abrir com os pais sobre as suas experiências, conversar sobre os amigos, não esconder coisas e poder trabalhar melhor as questões em sua vida.
Portanto, não crie um lar de intimidação, punição e brigas. Garanta um espaço que seja positivo, confortável e onde o respeito impera. Isso criará a base adequada para que os seus filhos não sofram com as más influências.
2. Ensine ao seu filho como reconhecer más influências
Um ponto importante é que as crianças não nascem sabendo o que é o certo e o que é o errado. Elas devem ser ensinadas sobre isso pelos pais, de modo a poder reconhecer as más influências.
É claro que uma pessoa má intencionada não vai se apresentar dessa forma. Por isso, é importante explicar para as crianças que quando um amiguinho faz algo que faz com que nos sintamos mal, isso não é positivo e nem é certo. Assim, a criança evita cair no abuso psicológico que as conduz para o uso de drogas influenciadas por amigos.
3. Incentive a individualidade da criança
Um dos elementos que mais leva os jovens a cometer atos negativos, como usar drogas, por exemplo, é a pressão dos seus amigos. Afinal, o jovem se sente intimidado a tentar se encaixar e ser como os outros, o que o leva a consumir substâncias e realizar outras ações.
Esse sentimento é normal do ser humano e é muito difícil de lidar com ele. No entanto, é possível diminuir o seu impacto ao incentivar a criança a desenvolver a sua individualidade e fazer com que ela entenda que cada um é diferente, com sua própria diversidade. Isso reduz um pouco do peso da pressão de se encaixar e ajudar a reduzir o impacto negativo da pressão dos amigos.
4. Eduque com justiça, sempre
Por fim, um hábito importante para ter em casa é a promoção da justiça. Afinal, crianças que crescem em lares injustos perdem a crença nas leis e nas normas. Afinal, se elas não são aplicadas do jeito certo, para que elas servem?
Portanto, eduque seu filho com justiça, sempre mantendo as promessas e as consequências das regras estabelecidas, por mais que doa na hora. Isso é importante para que ele entenda a relação de causa e consequência nas coisas.
Com essas dicas, ficará mais fácil ajudar o seu filho a evitar problemas no futuro. Agora que você já sabe como cuidar das crianças para evitar que se envolvam com más influências, é hora de espalhar a palavra. Afinal, é importante que outras pessoas também tenham acesso à essas informações. Portanto, compartilhe o artigo em suas redes sociais!