Olá queridos,

Como manter uma alimentação saudável na gravidez

Todo mundo sabe que manter uma alimentação saudável na gravidez é uma tarefa difícil, posso dizer por mim, comi muito durante a minha gestação, quer dizer comi por dois :).

Só que toda essa comilança não foi bom, pois engordei 28 quilos, e no final da gravidez não conseguia andar, estava inchada e tive pressão alta, se pudesse voltar atras com certeza tinha feito tudo diferente.

Então aqui vai algumas dicas para as futuras mamães se manterem saudáveis na gestação:

Os intervalos durante as refeições devem ser de 3 em 3 horas,
sem exageros. Esse intervalo é indicado porque nosso corpo tem tempo de digerir
e estar saciado todo o tempo.Os intervalos durante as refeições devem ser de 3 em 3 horas,
sem exageros. Esse intervalo é indicado porque nosso corpo tem tempo de digerir
e estar saciado todo o tempo.
Nos primeiros três meses de gestação a ingestão do ácido fólico
é fundamental. Você pode encontrar esse nutriente em alimentos como carnes
animais, aspargos e também espinafre.
A ingestão de ferro e cálcio deve ser elevada durante o segundo
trimestre da gestação e você pode ingerir carnes vermelhas, feijão, leite,
gergelim e verduras de cor escura para suprir essa demanda.
No terceiro trimestre é importante realizar seis refeições balanceadas
todos os dias, tomar de 1,5 a 2 litros de líquido por dia e consumir muitas
fibras e frutas. Prefira ingerir os líquidos nos intervalos entre as refeições
e também dê preferência aos sucos orgânicos, que são mais saudáveis e naturais.
“A grávida deve comer por dois” é o principal mito que as
gestantes encaram. Ao contrário do que se diz, se a gestante engordar pode
prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê, também dificultando a hora do
parto. Siga a sua dieta e não exagere na hora de comer.
Durante a gravidez é indicado procurar um acompanhamento
nutricional, para pode entender melhor suas novas necessidades orgânicas e
montar um cardápio balanceado, com pelo menos um alimento de cada grupo da
pirâmide alimentar.
Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força
e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para
aguentar o estresse físico do parto. 

Também contribui para que você entre em forma
mais rápido depois que o bebê nascer. Sem contar que ajuda a melhorar o humor,
com a liberação da serotonina — o que reduz o risco de você sucumbir a uma
certa tristeza comum nessa fase.

Se você já está acostumada a se exercitar, o mais
provável é que possa continuar com a mesma atividade, desde que esteja se
sentindo confortável. Converse com a pessoa que orienta seu treino e avise que
está grávida. 

Não faça esportes em que corra o risco de cair
ou levar impactos. Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.

Dica primordial:
O segredo da alimentação balanceada na gravidez está na
moderação e na variedade, então não exagere nas quantidades e busque variar o
cardápio sempre que for possível. Assim você garante uma gravidez saudável e um
parto tranquilo.

Esse post faz parte de uma iniciativa muito bacana que é a blogagem coletiva do Materinstas, quero deicar indicado as outras postagens do mesmo tema que valem muito a pena ser conferido.
Para conferir bastam clicar no nome do blog que será redirecionado.

Jaqueline Bernardo – Maes Apaixonadas
Vivi Maieski – Blog BabyLo
Roberta Duarte – Amigas Maes
Tania Santos – Blog Ser Mae
Josi Gama – Agora Somos Pais
Lu Emely – Recem Mae
Nathalia Padua – Eu mae de dois
Mila Miranda – Mundo da Mae
Valdirene Souza – Mamafante
Vitoria Aparecida – Mamae e Papai do Nathan

Me contem como foi a gravidez de vocês?
Se manteram saudável ou comeram por dois?

7 thoughts on “Como manter uma alimentação saudável na gravidez

  1. Mari, tive desejo de comida na gestação. Não uma específica, era todo tipo de comida… Eu devorava tudo. Engordei também 28 quilos e literalmente comi por dois. Se pudesse, também voltaria atras e tinha me cuidado mais. Adorei as dicas. Bjos

  2. Eu tive muito enjoo, se a comida era muito cheirosa eu naon conseguia comer kkkkkkk mas como muito feijão e sorvete, engordei uns 11kg! Mas tive pre eclampsia e tive que tirar sal nos últimos meses! Cuidar da alimentão na gestação é muito importante!l parabéns pelo post! Bjos

  3. A minha foi super tranquila, comia de tudo ai foi meu erro, comi muito doce menina, essa era minha tentação não teve jeito, aí veio a diabete gestacional, mais consegui controlar com a dieta que a nutricionista passou, não era muito alta, mais fiz mesmo assim e correu tudo bem, enjoava muito no sétimo mês pra frente, engraçado que era só no café da manhã rsrsrs marido que segurava coitado kkkk
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

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