Olá Pessoal,

Tudo bem?

Hoje vou falar sobre o desfralde do Gabriel como foi e também vou dar algumas dicas, para esse processo ser muito mais fácil e sem estresse para você e o bebê.

Em um post anterior falei um pouco sobre Desfralde dos bebês, eu já tinha tentado tirar a fralda do Gabriel com 1 ano e 9 meses mas não tive sucesso por várias razões.

Ele sempre fazia na cueca o xixi e o côco, não gostava do peniquinho e até hoje ele não gosta e não usa, ele não se incomodava se fazia xixi no sofá ou em qualquer outro lugar, eu acabava me estressando e ele também, então decidi dar um tempo para que ele e eu estivessemos preparado para essa fase.

Então deixei ele com a fralda até ele completar 2 anos e 4 meses que foi quando realmente eu decidi tirar a fralda dele, pois ele já falava muito bem e poderia me avisar quando estivesse com vontade de ir no banheiro.

Então comecei o desfralde dele, comprei muita cueca para ele usar e shorts que tem um pano mais leve.

O ínicio foi no dia 24/10/2015 e foi muito tranquilo, ele não quis fazer no peniquinho, ele sempre fez no vaso sanitário.

Àpos duas semanas eu tirei a fralda noturna dele também e não tive problemas, sempre levava ele antes de deitar no banheiro e ele não fazia xixi durante a noite só no outro dia pela manhã.

Então vamos as dicas:

1. Primeiro e mais importante muita paciência: Sempre vai acontecer no começo um acidente ou outro de xixi e côco, então temos que ter muita paciência e compreensão.

2. Conversar muito com a criança: Conversei muito com o Gabriel sobre fazer xixi e côco no vaso sanitário e não na calça, pois ele já era grande e rapaz , e era muito mais bonito fazer no banheiro o xixi.

3. Persistência: No primeiro dia de desfralde dele ele fez muito xixi na calça, mas ai pensei vou com ele no banheiro e vou ficar lá até ele fazer xixi, fiquei exatamente 20 minutos com ele, foi ai que ele fez xixi e adorou, fiz a maior festa junto com ele.

4. Levar livros para o banheiro: Levava sempre livros para ler para ele enquanto estava no banheiro, pois ele ficava intertido e acabava fazendo xixi e côco e nem percebia.

È essa as dicas meninas que funcionou muito bem aqui em casa e tornou o processo do desfralde muito mais tranquilo e sem estresse.

E como foi esse processo com vocês?

Deixe seus comentários.

31 thoughts on “Desfralde e minha experiência

  1. Maria tbm tirei com doía anos, pensei que ia ser trabalhoso pois algumas vezes antes de entrar no banho ele fazia xixi e escorria na perna ele travava mais esperei o tempo dele e fomos conversando, quando o pai ia ao banheiro levava ele pra tentar e fomos comprar o peniquinho ele escolheu o que ele queria e a "descarga" era som de palmas (ele achava o máximo), como a minha casa é sobrado o peniquinho no começo fazia parte da sala RS poia era mais fácil até ele aprender a controlar e não pedir já quando estava quase saindo, para minha surpresa foi mais fácil do que imaginava, ele fez xixi duas vezes só na cueca no primeiro dia, depois ele pedia e só fazia quando estava no penequinho, e em uma semana aproveitei e tirei a noturna tbm, antes de dormir ele toma leite ai levava ao banheiro depois e mesmo.se tivesse dormindo levava e colocava ele pra fazer e fazia ….
    Acho o que vale mesmo é esperarmos o tempo deles, ter muita paciência e conversa. Pois tem criança que se adapta a esse nova rotina super bem, outras não.

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  2. Mari!!!
    Quando Rafa tinha 2 anos e meio resolvi tentar o desfralde. Fracasso total!!! Voltei com a fralda!! Hahah e 6 meses depois ele sozinho fez xixi na privada !!!! Aí resolvi encarar e deu certo! Acho q cada criança tem seu tempo. Beijos e muito legal o post

  3. Mari adorei as dicas e vou usar no segundo semestre quando vou desfraldar. Preferi esperar mais um pouco pois não sinto minha Mari preparada para essa etapa e respeitar o tempo é muito importante mesmo. Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *