5 Hábitos que vão ajudar o bebê a dormir a noite toda!

0

Apesar de existir a expressão “dormir como um bebê”, muitas vezes usada como sinônimo de dormir profunda e docemente, fazer um bebê dormir durante a noite pode ser um grande desafio, especialmente nas primeiras semanas. Enquanto seus hábitos de sono se adaptam à nova rotina, é comum que os pequenos despertem muitas vezes em horas.

A maioria dos pais, especialmente no primeiro filho, podem ficar bastante ansiosos quando o assunto é o sono do bebê. Mas é essencial que eles também durmam e descansem o suficiente. A privação do sono causa irritabilidade e depressão, e pode ser mais cansativo e difícil cuidar de um bebê ativo.

Se você deseja que o seu bebê durma a noite toda, você e seu parceiro também devem estar relaxados o suficiente. Claro, uma opção que pode te ajudar nesse relaxamento é a instalação de uma babá eletrônica.

Graças a esse dispositivo, você pode ficar tranquilo enquanto o bebê dorme em outro quarto. Uma babá eletrônica com câmera, especialmente, ajuda muito nos cuidados do sono do bebê. Este monitor também complementa perfeitamente as medidas de segurança que você implementa no berço e no ambiente geral do quarto do seu filho, pois ajuda a ouvi-lo e vê-lo a distância.  

À medida que você se familiariza com a lista de itens essenciais para bebês, pode descobrir que algumas coisas são bastante úteis. Hoje em dia, felizmente, o mercado de puericultura conta com gama de produtos e dispositivos fabulosos, com tecnologia de ponta, incluindo excelentes opções para monitorar o sono do seu bebê e que podem ser encontrados na D’Or mais Saúde.

Veja, então, alguns hábitos que podem tornar a hora de dormir um pesadelo para os novos pais e obtenha algumas dicas para ajudar o seu bebê a dormir a noite toda.

Alimentar ou embalar seu bebê para dormir

É comum cair neste padrão, porque alimentar e embalar o bebê são basicamente tudo o que você faz quando ele é recém-nascido, além de trocar fraldas, é claro. Como nos primeiros meses os bebês precisam se alimentar a cada duas ou três horas e seus ciclos de sono e vigília são caóticos, eles frequentemente cochilam quando terminam de mamar.

Enquanto seu bebê está se ajustando à vida fora do útero, adormecer após a alimentação é ótimo. Mas após os primeiros 3 a 4 meses de vida você já pode pensar em mudar sua estratégia para fazê-lo dormir, pois ele amadurece neurologicamente e começa a desenvolver rotinas, inclusive as de sono.

Nesta fase, alimentar ou embalar seu bebê pode se tornar um problema se for a única maneira dele adormecer. Os bebês acordam naturalmente de duas a seis vezes por noite, o que significa que, seja o que for que os pais estejam fazendo para que eles durmam, precisarão repetir a mesma coisa sempre que eles se mexerem.

A solução é criar uma rotina para dormir que ajude seu bebê a associar novas atividades ao sono. Se a mesma coisa acontecer todas as noites, ele começará a entender que o sono está chegando. Você pode dar um banho quente no seu bebê, colocar um pijama macio, contar uma história com uma voz suave ou escureça as luzes. Pode também colocá-lo no berço antes que ele fique com muito sono, para que comece a conectar que dormir é estar no berço, não em seus braços.

Pegar seu bebê sempre que ele chora

Você instintivamente quer confortar seu bebê quando ele chora. E nos primeiros seis meses ou mais, você deve confortá-lo quando ele chora à noite, para que ele saiba que você estará lá e poderá atender às suas necessidades – mas, eventualmente, pode ser útil dar-lhe alguns minutos para ver se ele se acalma por conta própria. À medida que os bebês crescem, eles começam a reconhecer padrões entre seus comportamentos e resultados.

Verifique se o seu bebê pode estar molhado, com fome ou com alguma dor. Ou se ele só chora porque você saiu do lado dele. Quando você sair do quarto, defina um cronômetro para cinco minutos. Se o bebê ainda estiver chorando depois de cinco minutos, retorne e assegure que ele fique bem.

Verifique novamente a cada cinco minutos até que seu filho esteja acomodado ou dormindo. Na próxima noite, deixe-o um pouco mais de tempo – defina intervalos de 10 minutos. E assim por diante. Na segunda ou terceira noite, seu bebê deverá adormecer mais facilmente.

Prolongar as mamadas noturnas

Os bebês se acostumam a mamar no meio da noite, mesmo que não precisem mais das calorias noturnas. Eles também se acostumam a acordar no final de um ciclo de sono e pensar que precisam sugar e comer para voltar a dormir.

Você provavelmente acha mais fácil sair da cama e alimentá-lo do que ouvir seus soluços. Mas uma vez que seu bebê tenha 6 meses de idade – desde que esteja crescendo normalmente e seu pediatra lhe dê sinal verde – ele não precisa de refeições no meio da noite, mesmo que continue a desejá-las. E ele provavelmente vai insistir.

As mamadas noturnas não apenas reduzem o seu tempo de sono, mas também podem afetar a alimentação diurna do bebê. A alimentação contínua no horário do sono pode até começar a interferir na introdução de alimentos sólidos. Reduza gradativamente a quantidade e o tempo das mamadas durante a noite ou deixe o pai colocar o bebê de volta para dormir por algumas noites.

Deixar seu bebê ficar acordado até tarde

Manter o bebê acordado até tarde não o faz dormir mais tempo e mais profundamente, pelo contrário. Quando os bebês ficam acordados, eles ficam muito cansados, então provavelmente vão demorar mais para adormecer e acordarão com mais frequência.

Embora o seu recém-nascido possa naturalmente ir para a cama mais tarde porque seus padrões de sono são confusos, aos 3 ou 4 meses de idade, ele estará pronto para dormir às 19 ou 20 horas. Você também pode mudar esse novo horário de dormir aos poucos, adiantando em 15 minutos a cada dia.

Dormir em movimento 

Deixar o seu bebê cochilar no carrinho, no bebê conforto ou até na cadeirinha com frequência pode facilitar a realização de tarefas, mas os pequenos que estão acostumados a dormir em movimento podem achar difícil adormecer no berço. Isso pode complicar o treinamento do sono de seu bebê.

Familiarize-se com a quantidade de sono que seu bebê precisa, bem como quando e por quanto tempo ele cochila. Em seguida, organize seu dia para que ele possa tirar uma soneca no berço, sempre que possível. O berço é o melhor lugar para os bebês dormirem nos primeiros anos de vida, pois nele passam boa parte do tempo e se sentem mais protegidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.