Maizena para assadura de bebê. Funciona? É bom? Como usar?
É bem comum, ao abrir a fralda de um bebê, encontrar entre as dobrinhas de sua pele e bumbum, manchas avermelhadas.
Tais manchas podem ser uma dermatite de fraldas, ou como são mais conhecidas, as famosas assaduras.
Praticamente toda mamãe já teve problemas com assadura de bebê e isso perturba tanto a criança como os pais.
Essas feridas costumam aparecer quando a região atingida ficou úmida depois do banho, por exemplo, ou mesmo por causa de um resquício de sujeira após uma troca de fralda xxg.
Mas e aí, como resolver esse problema? Será que o famoso amido de milho funciona?
Como curar assadura de bebê rápido?
Para que o tratamento da assadura seja rápido e eficaz, é necessário tomar alguns cuidados, como, deixar o bebê sem fralda por um tempo e trocar a fralda do bebê com frequência.
Isso evitará que as fezes e a urina fiquem em contato com a pele do bebê durante muito tempo, o que com certeza irá piorar a assadura.
Além de ter esse cuidado com a higiene da criança, você precisará aplicar uma pomada ou se preferir um remédio caseiro para assadura, o que vai ajudar no tratamento.
O que fazer quando o bebê já está assado?
Ao perceber as tais manchas avermelhadas no bumbum do seu bebê, a primeira coisa que você deve fazer é certificar-se que as manchas são mesmo assaduras.
Se forem, é recomendado suspender o uso de lenços umedecidos com substâncias químicas, pois eles podem aumentar a irritação da pele que já está assada.
E além disso, você poderá utilizar como forma de tratamento a maizena para assadura em bebê.
Quanto tempo para curar a assadura de bebê?
Se tratando de assaduras mais leves, seguindo as orientações de utilizar algum tipo de remédio, sempre trocar a fralda do bebê e deixa-lo um tempo sem fralda, o tratamento não deve passar de 2 a 3 dias.
Porém, se você tomou todos esses cuidados, utilizou maizena para assadura de bebê e a irritação não melhora, pode ser que não seja tão leve assim.
Dessa forma, se as assaduras não responderem ao tratamento nesse período de até 3 dias, é recomendável levar o seu bebê ao pediatra.
Maizena é bom para assadura de bebê?
Pode até parecer estranho e conversa fiada de avó, mas sim, o amido de milho ou a famosa maizena é bom para assadura em bebê.
Isso porque ela ajuda a evitar e a combater as assaduras em bebês que ainda usam fraldas.
Quando a pele do bebê, que é muito sensível, entra em contato com urina e fezes, o natural é que a região afetada fique mais úmida e isso não significa que os pais foram negligentes.
Logo, é possível usar a maizena para assadura na virilha por exemplo, como forma de proteção, pois o amido de milho vai deixar a região mais sequinha e criará uma barreira entre a pele e a fralda.
Dessa forma, o atrito será menor e a assadura provavelmente não acontecerá.
Agora, se a assadura já existir, você pode usar a mistura de maizena, uma pomada para assaduras e um óleo vegetal.
Essa mistura formará uma espécie de pasta que deverá ser aplicada diretamente na região das assaduras.
Por outro lado, você deve avaliar a situação da assadura do seu bebê.
Se a pele ao invés de melhorar, ficar ainda mais irritada (não voltar ao estado normal após alguns dias de tratamento) e a criança apresentar febre, tome cuidado.
Não é recomentado que você use a maizena para assadura em carne viva, pois ela pode ser uma assadura de grau grave que precisa de pomadas específicas.
Como saber se o bebê está assado?
A assadura, nada mais é que uma inflamação da pele, de cor avermelhada que costuma aparecer principalmente nas partes íntimas do bebê.
Então, se a parte da pele do bebê que está irritada fica em contato direto com a fralda, provavelmente sim, seu bebê já está assado.
Elas aparecem por vários motivos, como:
- trocar a fralda do bebê poucas vezes por dia,
- diarreias que duram um tempo maior,
- fraldas molhadas,
- atrito da pele do bebê com a fralda,
- reação alérgica da fralda.
Como tratar assadura de bebê grave?
As assaduras podem ser classificadas de três maneiras, de acordo com o seu grau de gravidade:
- leves: a pele apresenta um aspecto brilhante, porém avermelhada e com descamação.
- Moderadas: quando a assadura apresenta pequenas feridas e bolhas.
- Graves: feridas mais sérias, tipo úlceras, que podem até sangrar.
Portanto, o tratamento deve ser realizado de acordo com a gravidade da assadura.
Então se os cuidados básicos e caseiros não surtirem resultado e você perceber que a criança apresenta assaduras de grau grave, é claro que você deverá procurar um médico pediatra e suspender o uso da maizena para assadura no bebê.
Isso porque, nesses casos, ele poderá receitar o uso de pomadas com antibiótico, antifúngico ou corticoide de acordo com o caso do bebê.
Mas tome cuidado, essas medicações só podem ser usadas com a indicação de um médico especialista.
Como usar maizena para assadura de bebê?
A maizena pode ser utilizada para assadura no bebê de algumas formas diferentes.
Se o bumbum do bebê está apenas começando a ficar vermelho, você pode polvilhar a maizena na região. Isso dará a sensação de pele sequinha.
Dessa mesma forma, você também pode usar a maizena no pescoço do bebê, pois é uma área propensa a ficar mais suada.
Porém é importante tomar cuidado para que partículas não caiam nos olhos e nariz da criança.
Você também pode criar uma mistura de maizena com azeite para assaduras. Basta misturar os dois ingredientes até chegar ao ponto de pomada.
Conclusão
A voz da sabedoria de sua avó já dizia né. Sim, a maizena funciona para assaduras em bebês e é frequentemente usada pelas mamães.
Seja para evitar ou tratar a assadura, o importante é utilizar da maneira correta, seguindo os cuidados que seu bebê precisa na hora da aplicação do pó ou pasta resultante de alguma mistura.
E se após um tempo de tratamento, as assaduras não sumirem, não insista. Procure um médico, pois ele é especialista e saberá te orientar da melhor maneira.