Quais são os sintomas do coronavírus? Confira os principais

1

Quais são os sintomas do coronavírus? Confira os principais

O coronavírus faz parte de uma grande família de vírus que causa infecção respiratória, tanto em animais quanto em humanos.



Conhecido oficialmente como COVID-19, foi descoberto no final do ano de 2019, com os primeiros casos surgindo na China.

Como é uma mutação nova, não temos a imunidade para combater o vírus.

Nos casos mais leves, vai parecer um resfriado comum ou uma gripe leve, porém, causa uma infecção pulmonar.

O período de incubação é de 2 a 14 dias, ou seja, este é o tempo para que os primeiros sintomas possam aparecer depois da infecção pelo coronavírus.

Saiba quais os principais sintomas do COVID-19:

Sintomas do coronavírus

A maioria dos casos, 80%, apresenta os sintomas mais leves, que podem ser similares a de uma gripe simples, como tosse, febre e coriza.

Podem também aparecer congestão nasal, dores no corpo, mal-estar, dor de garganta, dificuldade para respirar e dor no peito. Para esses casos, a recomendação é um tratamento dos sintomas e repouso.

Nos casos mais graves, é importante procurar o atendimento médico. Os sintomas podem ser o principal sinal para procurar ajuda.

Dessa maneira, os principais indicadores de que o caso é grave são a febre persistente por mais de 48 horas, dificuldade para respirar, náuseas e vômitos, sono excessivo e cansaço, pele pálida ou azulada.

Não há nenhum tratamento disponível com medicamentos para tratar o coronavírus. Assim que surgem os primeiros sintomas e que eles persistem, é importante procurar o auxílio médico para poder confirmar o diagnóstico e começar o tratamento. 

Para os casos leves, a principal recomendação para tratar os sintomas é com cuidados gerais, como a hidratação, repouso e alimentação equilibrada. Para os casos mais graves, é fundamental procurar ajuda médica para receber o suporte respiratório. 

Como se proteger do Coronavírus?

É muito importante adotar medidas de segurança e de higiene. Assim, as mãos devem ser lavadas com frequência, até a altura dos punhos, utilizando água com sabão ou higienizando com álcool em gel 70%.

Se for tossir ou espirrar, o nariz e a boca devem ser cobertos com o braço ou um lenço, mas nunca com as mãos. 

Também é necessário evitar tocar a boca, olhos, nariz e se for feito, lavar as mãos em seguida.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes bem ventilados e limpos. Se estiver doente, evite o contato físico com outras pessoas, especialmente idosos e doentes crônicos. Fique em casa até se sentir melhor. 

Para combater o coronavírus é importante se manter informado sobre as principais recomendações de saúde, sintomas, prevenção e o que fazer no caso de sintomas graves, assim como saber onde estão as unidades de saúde mais próximas. 

Com o objetivo de ajudar a população a receber informações de qualidade e ter acesso as orientações sobre o COVID-19, a Drogaria São Paulo preparou um material especial com um conteúdo atualizado sobre a doença.

Clique aqui e acesse o site agora mesmo para saber as últimas notícias e participe do Quis do Coronavírus.  

Video no Youtube onde ensino fazer a sua máscara de pano!

1 comentário
  1. Silvana Diz

    O “engraçado” , é que temos que usar máscara constantemente em locais públicos etc,porém os postos de saúde ,ao fazer os testes em pessoas com suspeita, te colocam em uma sala fechada,pedem pra vc tirar a máscara,e aí é feito a coleta da secreção no nariz e na garganta,bom a questão aí é; várias pessoas passam nesta sala e fazem este processo, e isso pelo que notei ,te traz ainda mais riscos de ser infectados,pois os pacientes ficam sem máscaras numa sala fechada sem ar,ventilação ,pra fazer o teste,oras então ao fazer o teste e vc não tiver nada, obviamente acaba se infectando nesta sala ,já que passam várias pessoas na mesma sala :/ ….

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.