Olá Pessoal,

Tudo bem?


Fonte da imagem: Google

Hoje vou apresentar a vocês a semente de chia e porque você deve incluir ela na sua dieta, ela virou umas das queridinhas na dieta de diversos artistas e atletas e vou explicar porque.
A semente de chia é do México e é riquíssima em nutrientes, fibras , proteínas e  ácidos graxos poli-insaturados.A fama dela veio atráves dos benefícios na dieta, pois ela favorece o emagrecimento, regula o colesterol e fortalece o sistema imunológico.
Ela está dispónivel de três formas: óleo, farinha e grão inteiro.O óleo pode ser usado como temperos de saladas e comidas. A farinha ou o grão pode ser consumido em iogurtes, frutas, arroz,tortas, bolos, saladas e pratos em geral.
A porção recomendada é 25 gramas que é equivalente a uma colher de sobremesa por dia.
È importante não exagerar pois ela é calórica – são 164 calorias por porção da semente.  

Vamos aos benefícios dela na dieta:

Tirar a fome: A semente de chia é rica em fibras solúveis e insolúveis. A chia tem 13,6 gramas de fibras.
Ela proporciona saciedade pois em contato com o líquido no estômago que forma uma espécie de gel que dilata o estômago que vai ajudar no emagrecimento.

Ômega – 3: A semente de chia tem 400% da nossa necessidade diária de ômega – 3, essa gordura do bem afasta doenças cardiovasculares, ela diminui o colesterol, e aumenta a insulina.
O ômega – 3 fortalece o sistema neurológico,além de evitar depressão e aumenta a absorção de nutrientes.

Contém muito cálcio:Uma porção de semente de chia ( 25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidades diárias de cálcio.

Contém ferro: 100 gramas de chia oferece 3 x mais ferro que a mesma quantidade de espinafre. 
Uma porção da semente contém 67,8% das nossas necessidades diárias de ferro.

Fonte de proteínas: 100 gramas da chia carrega 16 gramas de proteínas. Ela ajuda na manutenção da massa muscular, fornece mais energia e pode complementar as necessidades proteicas do corpo.
Uma porção tem 8,6% das necessidades diárias.

Magnésio: Que é essencial para funcionamento do cérebro e ligações cognitivas. A porção contém 27,9% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

Vitamina A: A porção diária contém 20% da vitamina que melhora nosso sistema imunológico, protege a pele e os olhos.

Potássio: A semente de chia têm duas vezes mais potássio em comparação com duas bananas grandes.
A chia contém 6,4% das nossas necessidades diárias do nutriente. 

Vitamina B : Ela possui a  niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. O complexo B auxilia no sistema nervoso, auxilia no metabolismo das células,para o nosso organismo trabalhar melhor. 
A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina. 

Antioxidantes: Possui ácido cafeico e ácido clorogênico os dois são antioxidantes que combatem o envelhecimento celular e previne doenças como o câncer.

Contém Manganês: Uma porcão contém 63,5% das necessidades diárias do nutriente para o nosso corpo.
O manganês e essencial para o crescimento dos ossos e dos tecidos conjuntivos.

Contém Zinco: È essencial para melhora da imunidade, paladar,olfato e visão. O zinco libera o hormônio do crescimento e ajuda na formação do colágeno.
Na porcão da semente de  chia você encontra 12,3% das necessidades diárias de zinco.

Contém cobre: Que facilita a absorção do ferro e na formação da hemoglobina.Melhora a imunidade e ajuda na formação de colágeno e elastina. 
A porcão da semente contem 30,5% da nossa necessidade diária de cobre.

Àpos essa comprovação que ela é ótima para a saúde você também vai incluir essa maravilha na dieta né?

Deixe seus comentários.

  

36 thoughts on “Semente de Chia incluir ela na dieta de uma vez

  1. Adoro! Faz parte da minha dieta diária, todos os dias 2 colheres pela manhã!
    Depois da última gestação não conseguia perder peso, iniciei a chia, além da academia e reeducação alimentar, que já vinha fazendo, e conseguir começar a perder, no total foram 16Kg perdidos, agora venho mantendo a 2 anos.
    bj,
    Alê

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