Bater em crianças – Diversos tipos de violência contra as crianças
“Eu sou o que sou porque meus
pais me bateram!!! Então me explica: Por que há tantas pessoas no mundo que apanharão e não
tem educação?”
pais me bateram!!! Então me explica: Por que há tantas pessoas no mundo que apanharão e não
tem educação?”
ou
“Calma!! não fizeram nada com
ele/ela, “SÓ” brigaram porque a lição estava errada!!! Então me explica: O que
há de errado em errar? e, Como consertar um erro brigando?
ele/ela, “SÓ” brigaram porque a lição estava errada!!! Então me explica: O que
há de errado em errar? e, Como consertar um erro brigando?
Christiane
Junqueira
Junqueira
Vivemos uma cultura tão violenta, que é comum ouvir a fala da primeira frase, em que pais ou responsáveis,
justificam como método educativo/corretivo o ato de bater, assim como também é
muito comum a segunda frase em que
as pessoas se equivocam achando que bater é a única forma de violência,
desconhecendo que há outras formas tão prejudiciais quanto.
justificam como método educativo/corretivo o ato de bater, assim como também é
muito comum a segunda frase em que
as pessoas se equivocam achando que bater é a única forma de violência,
desconhecendo que há outras formas tão prejudiciais quanto.
VIOLÊNCIA FÍSICA
Ato de agressão física que se traduz em marcas visíveis ou não,
aonde o uso da força física é praticado como meio de educar. Muitos pais
ou responsáveis batem em seus filhos porque entendem ser um bom “corretivo”.
Acreditam, como explicado na primeira
frase, que o fato de terem sido educados de maneira agressiva os tornaram o
que são, e assim educam, esquecendo-se das dores que tais atitudes lhes
trouxeram e ainda carregam consigo.
aonde o uso da força física é praticado como meio de educar. Muitos pais
ou responsáveis batem em seus filhos porque entendem ser um bom “corretivo”.
Acreditam, como explicado na primeira
frase, que o fato de terem sido educados de maneira agressiva os tornaram o
que são, e assim educam, esquecendo-se das dores que tais atitudes lhes
trouxeram e ainda carregam consigo.
VIOLÊNCIA FÍSICA – TORTURA
Atos intencionalmente praticados para causar lesões físicas, ou
mentais, ou de ambas as naturezas com finalidade de obter determinada vantagem,
informação, aplicar castigo, entre outros. Acreditem: existem pais que torturam
seus filhos simplesmente porque querem que eles comam e eles não estão com
fome. Recentemente, no segundo semestre de 2017, os telejornais noticiaram a
morte de uma criança de 5 anos porque não queria comer, ela apanhou tanto que
não resistiu aos ferimentos. Triste realidade.
mentais, ou de ambas as naturezas com finalidade de obter determinada vantagem,
informação, aplicar castigo, entre outros. Acreditem: existem pais que torturam
seus filhos simplesmente porque querem que eles comam e eles não estão com
fome. Recentemente, no segundo semestre de 2017, os telejornais noticiaram a
morte de uma criança de 5 anos porque não queria comer, ela apanhou tanto que
não resistiu aos ferimentos. Triste realidade.
Porém,
até este momento, estamos falando das “famosas”, porém tristes e dolorosas
agressões físicas, que começam com palmadas e em muitos casos vão aumento
chegando a ser fatais. Agressões estas, tidas para muitos como a única forma de
violência.
até este momento, estamos falando das “famosas”, porém tristes e dolorosas
agressões físicas, que começam com palmadas e em muitos casos vão aumento
chegando a ser fatais. Agressões estas, tidas para muitos como a única forma de
violência.
VAMOS CONHECER E ENTENDER
OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA – PSICOLÓGICA
Relação
de poder com abuso da autoridade sobre o outro de forma inadequada e com
excesso ou descaso. Trata-se de uma violência que humilha,
rejeita, fere moralmente a criança ou adolescente. Envolve a indiferença a
rejeição afetiva. Algumas frases são muito conhecidas, como: “Você é burro!”,
“Você é um inferno na minha vida!”, “Eu ainda vou te matar!”, assim como
colocar a criança de castigo em um quarto escuro ou amedrontá-la de outras
formas. Estas frases e atitudes causam danos que prejudicam o desenvolvimento
psicológico e social da criança.
de poder com abuso da autoridade sobre o outro de forma inadequada e com
excesso ou descaso. Trata-se de uma violência que humilha,
rejeita, fere moralmente a criança ou adolescente. Envolve a indiferença a
rejeição afetiva. Algumas frases são muito conhecidas, como: “Você é burro!”,
“Você é um inferno na minha vida!”, “Eu ainda vou te matar!”, assim como
colocar a criança de castigo em um quarto escuro ou amedrontá-la de outras
formas. Estas frases e atitudes causam danos que prejudicam o desenvolvimento
psicológico e social da criança.
VIOLÊNCIA – GRITO
Assim
como a violência psicológica, gritos também estabelece com a criança ou
adolescente uma relação negativa de poder, aonde o medo deixa o individuo
acuado, sem ação, causando desmotivação, tristeza, retraimento e comportamentos
depressivos.
como a violência psicológica, gritos também estabelece com a criança ou
adolescente uma relação negativa de poder, aonde o medo deixa o individuo
acuado, sem ação, causando desmotivação, tristeza, retraimento e comportamentos
depressivos.
VIOLÊNCIA – NEGLIGÊNCIA/ABANDONO
Caracteriza-se
pelo descaso, abandono, descuido, descompromisso desamparo e
desresponsabilização dos pais ou responsáveis com o que é
essencial ao desenvolvimento sadio dos filhos, que são: descuido com a
alimentação, saúde, higiene, vida escolar, vestuário entre outros e
não estão relacionado às dificuldades socioeconômicas dos responsáveis pela
criança ou pelo adolescente.
pelo descaso, abandono, descuido, descompromisso desamparo e
desresponsabilização dos pais ou responsáveis com o que é
essencial ao desenvolvimento sadio dos filhos, que são: descuido com a
alimentação, saúde, higiene, vida escolar, vestuário entre outros e
não estão relacionado às dificuldades socioeconômicas dos responsáveis pela
criança ou pelo adolescente.
VIOLÊNCIA – DISCRIMINAÇÃO
Distinção,
segregação, prejuízo ou tratamento diferenciado de alguém por causa de
características pessoais, raça/etnia, gênero, religião, idade, origem social,
entre outras. Vive-se esse comportamento cotidianamente, mas muitos ainda não
enxergam como uma forma de violência.
segregação, prejuízo ou tratamento diferenciado de alguém por causa de
características pessoais, raça/etnia, gênero, religião, idade, origem social,
entre outras. Vive-se esse comportamento cotidianamente, mas muitos ainda não
enxergam como uma forma de violência.
VIOLÊNCIA – TRABALHO INFANTIL
Para
falar de trabalho infantil, primeiramente vou me atentar as questões legais,
como forma de já esclarecer o tema, em que no Brasil segue da seguinte forma:
falar de trabalho infantil, primeiramente vou me atentar as questões legais,
como forma de já esclarecer o tema, em que no Brasil segue da seguinte forma:
Ø não
é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes até 14 anos;
é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes até 14 anos;
Ø para
adolescentes entre 14 e 16 só na condição de aprendizes;
adolescentes entre 14 e 16 só na condição de aprendizes;
dos cuidados domésticos ou com dos 16 aos 18 anos, as atividades
são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h e não sejam insalubres ou
perigosas.
são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h e não sejam insalubres ou
perigosas.
Porém,
é importante lembrar que crianças ou adolescentes submetidos a responsabilidade
dos cuidados domésticos ou com irmãos, ou seja, quando os pais ou responsáveis
transferem a responsabilidade que lhes cabe com a casa e com os filhos a um dos
filhos, que de maneira geral é o mais velho, estão cometendo ato de violência
com os mesmo. os filhos podem e devem ajudar nas tarefas de casa, isso é até
mesmo importante para seu desenvolvimento, porém ajudar, cuidar da coisas
pessoais, é diferente de assumir tal responsabilidade.
é importante lembrar que crianças ou adolescentes submetidos a responsabilidade
dos cuidados domésticos ou com irmãos, ou seja, quando os pais ou responsáveis
transferem a responsabilidade que lhes cabe com a casa e com os filhos a um dos
filhos, que de maneira geral é o mais velho, estão cometendo ato de violência
com os mesmo. os filhos podem e devem ajudar nas tarefas de casa, isso é até
mesmo importante para seu desenvolvimento, porém ajudar, cuidar da coisas
pessoais, é diferente de assumir tal responsabilidade.
Observação:
o texto na integra é da minha autoria. Foi escrito baseado na minha experiência
trabalhando com Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica além de
curso realizado sobre a temática. Porém, gostaria de deixar aqui duas
referências muito importantes para pesquisa e para eventuais dúvidas que são:
o texto na integra é da minha autoria. Foi escrito baseado na minha experiência
trabalhando com Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica além de
curso realizado sobre a temática. Porém, gostaria de deixar aqui duas
referências muito importantes para pesquisa e para eventuais dúvidas que são:
Ø ECA
– Estatuto da Criança e do Adolescente.
– Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ø Maria
Amélia de Azevedo – grande estudiosa e pesquisadora sobre o tema.
Amélia de Azevedo – grande estudiosa e pesquisadora sobre o tema.
[…] no medo, e isso não é nada bom a curto e a longo prazo. Primeiramente, é preciso entender que o MEDO não impede necessariamente as ações das pessoas, veja ao seu redor: as pessoas dirigem falando […]