5 dicas para escolher a melhor escola para seus filhos

0

Escolher uma boa escola é um momento muito importante para a vida de qualquer aluno, pois prepara o terreno para o seu futuro acadêmico e profissional. Colocar o seu filho na escola mais próxima pode funcionar em alguns casos, mas não em todos.

O ponto chave para escolher uma boa escola para o seu filho deve considerar primeiramente as necessidades específicas dele. No entanto, exige também conhecer mais sobre as opções disponíveis.

Para te ajudar nessa tarefa aparentemente assustadora, confira 5 dicas para escolher a melhor escolha para seus filhos: 

1 – Defina as necessidades do seu filho

Algumas crianças estudam melhor em um ambiente que tenha aprendizado estruturado, enquanto outros prosperam em uma sala de aula que tenha abertura para os alunos orientarem nos processos.

Confira o currículo das escolas e as políticas disciplinares para saber se o ambiente está adequado para o seu filho. Analise especificamente fatores como projetos em grupo em relação as tarefas individuais, política de lição de casa e ainda práticas disciplinares.

Observe se a escola faz de tudo para ajudar os alunos a aprenderem, independentemente dos seus antecedentes, estilos de aprendizagem ou deficiências. 

2 – Determine o estilo de aprendizagem do seu filho

Identifique qual é o estilo de aprendizagem do seu filho, no caso, se ele é um aprendiz auditivo ou visual. Saiba também se ele funciona melhor trabalhando em grupos ou individualmente. Seu filho tem algum problema de aprendizagem que a escola pode resolver?

Caso a resposta seja afirmativa, a escola ideal tem que oferecer programas específicos para esse tipo de necessidade. Se possível, converse também com pais de crianças que tenham o estilo de aprendizado semelhante para descobrir como a escola está se saindo. 

3 – Oportunidades extracurriculares

As atividades extracurriculares costumam variar de atividades esportivas, aulas de teatro ou tecnologia, por exemplo. Escolas maiores costumam ter uma seleção mais ampla de opções extracurriculares.

Seu filho pode começar a desenvolver interesses específicos desde o Ensino Fundamental. Por isso, fazer com que ele tenha contato com essas atividades extracurriculares pode se ajustar melhor aos interesses dele e contribuir na escolha de uma escola que ofereça esses programas, como na Elite Rede de Ensino

4 – Considere fatores práticos

Além de ter um currículo variado para os interesses dos alunos, os fatores práticos também devem ser considerados para os pais. Caso os pais não possam levar os alunos para a aula todos os dias, escolher uma escola próxima ou que ofereça transporte pode ser necessário.

Se uma escola particular for a opção ideal para os pais, também deve ser avaliado o orçamento para determinar se os valores de mensalidade são viáveis. 

5 – Observe a escola em ação

Depois de delimitar as suas escolhas com diversas opções, a dica é planejar uma visita para verificar o ambiente escolar em movimento.

Faça uma visita em um dia regular de aula, onde possa observar como os professores interagem com os alunos na sala, assim como os alunos interagindo com os outros nos períodos de intervalo.

Confira o engajamento entre os professores e alunos, comportamentos positivos e como está ordenado as salas de aula e corredores.

Também considere avaliar a disposição dos professores e administradores em conversarem com os pais. 

Encontrar a escola de Ensino Fundamental para o seu filho é muito importante para garantir que ele comece a sua carreira acadêmica e profissional com o pé direito. Por isso, conheça mais sobre a Elite Rede de Ensino que promete o melhor resultado possível de ensino. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.