Alimentação Blw o que é?

0

Alimentação Blw o que é?

Você conhece o método BLW?

Esse método de alimentação Blw dispensa o uso de papas amassadas ou alimentos triturados para bebês.

BLW quer dizer Baby Led Weaning (Desmame conduzido pelo próprio bebê), esse método estimula a coordenação motora do bebê que está sendo introduzido a fase da alimentação complementar ou seja, ainda mama mas inicia o processo de introdução de novos alimentos. 

O método foi criado na Inglaterra por uma consultora em saúde chamada Gill Rapley, ela iniciou sua carreira como parteira aos 22 anos, trabalhou com crianças por mais de 20 anos, foi após a experiencia da maternidade que se interessou pelo tema da introdução alimentar, mais especificamente a introdução de alimentos sólidos na alimentação dos bebês e utilizou do tema BLW como sua tese no mestrado.

O bebê faz as refeições junto à família, sentado à mesa, come o que deseja daquilo que é ofertado, o quanto quer e no seu próprio ritmo, sem nenhuma pressão. Os alimentos são servidos em pedaços pequenos de forma que ele consiga pegar sozinho e levar até a boca. O que aguça no bebê a curiosidade natural e os alimentos então são introduzidos, de maneira descontraída e leve.

Vantagens do método:

  • Compartilhamento de refeições em família;
  • Incentivo a hábitos alimentares saudáveis;
  • Estímulo ao desenvolvimento oral por meio da mastigação;
  • Menos estresse dos cuidadores nos momentos das refeições, visto que o processo é inteiramente gerenciado conforme o ritmo do bebê

Como iniciar a oferta dos alimentos?

A primeira coisa é se certificar que o bebê esteja sentado corretamente, tendo a coluna alinhada.

– Evite alimentos que formem farelos e migalhas como biscoitos secos.

– O tamanho dos alimentos deve ter pelo menos o tamanho do punho do bebê, cerca de 3-4cm, para que ele possa segura-los com facilidade.

– Faça o teste antes de ofertar o alimento à criança, certifique-se sobre a textura e consistência (deve ser firme, porém macia e que a criança consiga amassar no céu da boca com a língua).

– Comece a oferecer alimentos cozidos inteiros ou cortados em pedaços grandes, frutas macias, de forma que o bebê consiga pegar com as mãos e levar a boca. 

– Ao oferecer carne à criança, opte pelos cortes que não soltem tantos fiapos. Ao iniciar o método, pode ser que o bebê ainda não consiga mastigar por falta da dentição e ele irá apenas sugar o alimento.

– Explique detalhadamente sobre o método BLW para a pessoa que cuida e acompanha seu filho.

– A criança deve levar a comida até a boca sozinha, não permita que outras pessoas ou crianças coloquem o alimento em sua boca, isso pode leva-lo a engasgar.

– Nunca deixe o bebê sozinho com a comida, todo cuidado é pouco.


Não oferecer:

Alimentos pequenos e de textura firme ou que possam enroscar na garganta do bebê como: pipoca, amendoim, castanhas.

– Evite alimentos industrializados, pois esses possuem em sua composição grande quantidade de sódio e açúcar.

– Vegetais crus como cenoura e pepino podem ser perigosos.

– Maça crua (a princípio ela deve ser cozida, até que o bebê já esteja familiarizado com o método).

– Frutas que não estejam descascadas e com semente (laranja ou tangerina devem ser devidamente revisadas antes de ser ofertada).

Cuidado com os alimentos em formato arredondado: Alimentos nesse formato podem obstruir a via aérea do bebê e leva-lo a engasgar. A uva e o tomate cereja devem ser cortados ao meio para serem servidos.

Instinto de Mãe: Confie no seu sexto sentido. Se você acredita que aquele alimento não parece seguro, simplesmente descarte a opção. Você sabe melhor do que ninguém o que é melhor para o seu filho…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.