Alimentos que ajudam aumentar a imunidade
Alimentos que ajudam aumentar a imunidade
Alimentos e Imunidade
Uma alimentação saudável é indispensável para manter nossa imunidade, que consiste na capacidade do nosso organismo em se defender de invasores (vírus, bactérias, etc).
Fator de extrema importância nesse momento onde as pessoas de baixa imunidade se tornam grupo de risco à pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Infelizmente não existem alimentos que impeçam o vírus de contaminar os seres humanos, mas a alimentação adequada tem impacto positivo no tratamento, impedindo a piora do quadro e intensificando a recuperação em menor tempo.
Alguns alimentos indispensáveis:
– Frutas cítricas: Ricas em vitamina C, o que aumentam nossas células de defesa e assim nossa imunidade – laranja, limão, abacaxi, acerola, maracujá.
– Vegetais verdes escuros: Ricos em vitaminas do complexo B e antioxidantes, que combatem os radicais livres – brócolis, espinafre, couve, agrião.
– Vegetais amarelo-alaranjados: Ricos em vitamina A, que estimulam a renovação celular – batata doce, abóbora, cenoura
– Proteínas: Presentes nas carnes e alguns vegetais equilibram nossos níveis hormonais são ricas em ferro, recuperam tecidos e estimulam nossa imunidade – prefira cortes magros de aves, peixes, carne bovina, cogumelos.
– Leguminosas: São nossas fontes de proteína vegetal, mais fáceis de serem absorvidas – feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha,
– Oleaginosas: Ricas em gorduras boas e ômegas, ácidos graxos e antioxidantes – castanhas e nozes como: castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, entre outras.
– Termogênicos: Melhoram a circulação sanguíneas e os efeitos de gripes e resfriados – canela, cravo, anis estrelado, gengibre.
– Mel: Diurético, antisséptico natural, antioxidante, expectorante.
OBS: além de incluir esses alimentos na dieta às recomendações peculiares não devem ser esquecidas: evite o consumo de industrializados, fast-foods, alimentos ricos em açúcar e sódio. E claro não se esqueçam de manter a hidratação e se exercitar mesmo dentro de casa.
Artigo da Nutri Paula Hanazono – @nutripaulahanazono