Dicas essenciais de como escovar os dentes do bebê

0

Quando o bebê chega próximo aos seis meses de idade, é possível notar os primeiros dentes de leite na superfície da gengiva.

Como cada criança é diferente, os primeiros dentes podem aparecer ainda aos três meses ou passar do primeiro ano. Mas quando começar e saber como escovar dentes de bebê? 

O melhor é começar a escovar os dentes assim que surgirem os primeiros sinais do dente emergindo pela gengiva. 

Mesmo antes do dente aparecer, a recomendação para entender como escovar os dentes de bebê é limpar suavemente a gengiva usando uma toalha limpa para remover as bactérias.

Para ajudar esse momento que traz muitas dúvidas para os pais, vamos mostrar as melhores dicas para escovar dentes de bebê agora:

Como escovar os dentes do bebê de 8 meses?

Quando a criança nasce, elas não têm dentes e por isso, não há a necessidade de usar escova de dente e nem pasta de dente para limpar a boca de um recém-nascido. 

Nessa fase, o ideal é que mesmo antes do aparecimento dos dentes na gengiva, já seja realizada uma limpeza com frequência com dedeira para escovar dente de bebê para que se acostumem.

Depois da alimentação, faça uma limpeza de maneira delicada. Como os mais novos se alimentam mais vezes ao dia, opte por limpar ao menos duas vezes por dia.

Como escovar os dentes do bebê de 9 meses?

Assim que surgirem os primeiros dentes, é a hora de encontrar uma escova de cerdas macias projetada especificamente para bebê e crianças pequenas. 

Mas não se esqueça de continuar lavando as gengivas depois de aprender como escovar dente de bebê 9 meses.

Mesmo depois do surgimento dos primeiros dentes, as gengivas seguem expostas a tudo o que o bebê coloca na boca. O ideal é usar dedeira para limpar a boca do bebê.

Dessa forma, a limpeza da gengiva deve fazer parte da rotina de higiene oral até que tenham mais dentes cobrindo a boca. 

Como escovar os dentes do bebê de 1 ano?

O jeito mais fácil para entender como escovar dentes de bebê de um ano é colocando-o no chão, na cama, no berço ou no trocado.

Caso ele esteja deitado com a cabeça apoiado, vai ser melhor para ter uma mão livre para afastar os lábios e bochechas, enquanto a outra mão escova os dentes.

Como a criança pode se contorcer, pode ser necessária a ajuda de mais pessoas. Ou seja, um segura o bebê e outro foca na escovação. 

A mesma recomendação aqui vale para entender como escovar os dentes de bebê de 1 ano e meio.

Como escovar os dentes do bebê de 2 anos?

Os pais tem como função definir o tom em que o filho vai abordar a higiene dental conforme cresce. Assim, escovar dentes bebê 2 anos já deve ser mais simples.

Por isso, a criança de dois anos já deve entender que a limpeza é uma prioridade e esse papel é dos pais durante o surgimento dos primeiros dentes.

Não vai ser difícil e nem demorar para incorporar a escovação de dentes na rotina da criança e isso pode evitar muito esforço e dor quanto mais cedo for feito.

Quando se deve começar a escovar os dentes do bebê?

Antes do bebê mostrar o seu primeiro dente, o ideal é fazer a limpeza das gengivas com uma toalha limpa e úmida. 

Antes disso, não há a necessidade de procurar por pasta de dente para bebê de 1 ano ou outro produto.

Depois que os dentes começarem a surgir, é a hora de escolher uma escova de dentes de cerda macia.

No começo, pode usar apenas água e depois que mais dentes aparecerem, é a hora de acrescentar um pouco de pasta de dente para a rotina de escovação.

O que fazer quando o bebê não deixa escovar os dentes?

Conforme o bebê se torna mais ativo e adentra a primeira infância, fazer com que ele fique parado para escovar os dentes se torna um desafio.

É normal que bebê de 2 anos não deixa escovar os dentes, mas há maneiras bem simples de mudar isso. 

Assim, permita que a criança escolha a escova de dente ou compre uma que tenha desenhos. Torne a atividade bem divertida, com música, danças ou vídeos de personagens escovando os dentes.

Mas acima de tudo: mantenha a calma. Se os pais mostrarem frustração, o filho teme o momento de escovação porque sabe que é estressante para o pai ou mãe. 

O objetivo de manter uma rotina de escovação é incentivar hábitos saudáveis e isso não é legal quando os pais estão estressados e a criança chorando. 

Qual pasta de dente para bebê?

Existem tipos específicos de pasta de dente para bebê e crianças pequenas, mas a maioria não vai contar com flúor, um mineral que pode prevenir a cárie dentária.

Hoje em dia, é permitido que os bebês usem creme dental com flúor, desde que seja com moderação. 

Assim, é seguro e recomendado usar bem pouco, colocar na pasta de dente algo do tamanho de um grão de arroz e somente quando a criança tiver dentes.

Como fazer a higiene dos primeiros dentinhos do bebê?

Antes que a criança tenha dentes, a escovação deve ser apenas com uma toalha e um pouco de água ou ainda usando os dedos. Outra dica é usar uma dedeira para bebê para facilitar.

A limpeza deve ser suave na gengiva para reduzir o acúmulo de bactérias.

Assim que a criança começa a mostrar os primeiros dentes, mas antes de cuspir, a higienização deve ser feita com uma escova úmida, fazendo círculos suaves na parte frontal, posterior e superior.

De acordo com a idade, os pais podem procurar escova de dente para bebê de 1 ano e meio, por exemplo, e usar um pouco de pasta de dente para higienização.

Os pais devem inclinar a boca para baixo da criança para que a pasta de dente possa escorrer pela pia, copo ou toalha. Com o tempo, comece a incentivar a criança a cuspir sempre que puder.

Como muitas coisas na vida, a prática vai levar a perfeição, por isso, demanda um pouco de tempo e paciência para deixar a rotina de escovação mais simples. 

Porém, pode ficar tranquilo, pois quando a criança mostrar um sorriso lindo e brilhante, todo mundo vai ficar feliz e grato por perseverar nesse trabalho de cuidados com a higiene bucal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.