Dicas para organizar suas finanças de um cartão de crédito

0

Se você está precisando com urgência se reorganizar financeiramente e está em busca de dicas que possam te guiar e te ajudar a conseguir organizar finanças e ter um maior controle sobre si quando o assunto são compras pelo cartão de crédito, então você chegou ao lugar certo.

Para você que precisa urgentemente rever se aquilo que está comprando é realmente necessário, para você que esquece, muitas das vezes, de realizar o pagamento das suas compras e dentre outras questões e hábitos que precisam ser mudados para que você consiga organizar finanças, nós preparamos um artigo especialmente para você.

Aqui, além de ver todos esses pontos que já citamo, você ainda terá acesso a muitos informações muito importantes e que talvez você ainda não saiba, mas que a partir de hoje, passará a saber e a colocar todas essas dicas em prática para se ver livre de apertos e conseguir organizar finanças e mais, ter um maior controle ao realizar suas compras pelo cartão de crédito. Então continue lendo e veja que é possível conseguir ter controle sobre si nesse momento.

6 dicas para organizar finanças com mais de um cartão de crédito

Você vai ver a seguir, 6 dicas que terão muita importância para que você consiga organizar finanças e obter um maior controle sobre seus gastos e compras excessivas com o cartão de crédito, que nesse momento é o seu inimigo principal. Confira:

Faça uma listagem de todas as suas contas a serem pagas

A primeira e mais importante dica para que você não acabe se perdendo com as suas contas, se você costuma comprar muito, é que você tenha um caderninho, para que todo mês, você possa fazer uma lista com todos os seus gastos e compras, de modo que você poderá ver se a sua renda ainda suporta mais compras no cartão de crédito.

Geralmente, as pessoas que conseguem ter uma boa educação financeira, possuem um caderninho e todo mês, faz as anotações de tudo aquilo que terá que pagar, exatamente para analisar se pode ou não comprar mais, pois ao anotar tudo, você terá a noção do que terá que pagar e se a sua renda vai dar para pagar mais que aquilo.

Então, não precisa nem mesmo que você crie uma planilha, basta que você tenha um caderninho especialmente para isso, e note tudo o que você paga no mês: água, luz, internet, telefone, alimentação, cartão de crédito e outros. 

Estabeleça as datas de vencimento das suas compras e contas, conforme a data que você costuma receber o seu salário

Definir a data de pagamento para certas contas de acordo com a data que você recebe o seu salário também é uma ótima dica. Isso porque, se você faz compras para serem pagas em datas distantes ao recebimento do seu salário, poderá ser mais complicado, pois se você não tiver um dinheirinho guardado para pagar aquela dívida, poderá se complicar mais com quem está à espera do recebimento.

Ao atrasar suas contas, como você já deve saber, o seu score poderá baixar e com isso, você poderá ficar inadimplente e não receber mais a aprovação em diversos tipos de serviços prestados pelas instituições bancárias ou financeiras, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, pois esses serviços só são oferecidos para quem possui um bom score.

Pare e pense antes de comprar tudo o que você quer

É necessário que você pare e reflita um pouco. Muitas das vezes, você utiliza o seu cartão de crédito para comprar várias coisas que às vezes nem são tão importantes assim e deixa de comprar algo que você sabe que realmente precisa. 

Logo, no momento em que você realiza a compra de determinados produto que você “acha” que precisa, você se sente satisfeito, porém, ao ver que aquilo não tinha tanta necessidade assim e vê que está precisando de algo que possui muito mais importância e urgência, você se arrepende e aí não tem mais jeito.

Então, antes comprar algo, é muito importante que você pense bem nas prioridades e veja se aquilo realmente se encaixa nessas prioridades antes de comprar. 

Pague suas contas por meio do débito automático

Pagas contas por meio do débito automático é algo que tem se tornado muito comum entre as pessoas. Isso porque, ao pagar suas contas com o débito automático, mesmo que você esqueça, não terá nenhum problema,, pois esse serviço pagará a conta automaticamente por você. Se você ainda não conhece o débito automático, veja como é que ele funciona.

Muitos são os bancos que oferecem o débito automático por meio de aplicativos. Se por exemplo, você possui conta na Caixa, é possível que você ative o débito automático, adicione a conta a ser paga e a data de vencimento  pronto, o dinheiro será retirado da sua conta e direcionado a quem precisa recebê-lo, sem a necessidade de você sair de casa, ou ter que se preocupar em lembrar do vencimento daquela conta.

Faça alguns lembretes

Espalhar lembretes pela sua casa também é bem importante. Não os deixe visível para que as pessoas vejam, mas espalhe-os pelo seu quarto, que é um lugar mais reservado, ou até mesmo adicione-os no seu celular para que você possa se lembrar da conta que tem para pagar em tal dia.

Essa também é uma ótima dica para pessoas que geralmente tem problema em esquecer datas, se você é uma dessas pessoas, comece a utilizar esse método já.

Analise bem as prioridades

Se você não analisar bem as suas prioridades, você correrá o risco de ficar mais endividado e não conseguirá organizar finanças e nem ter um controle em realizar compras no cartão de crédito. Isso porque, se você não tem limites e compra sem pensar, quando você precisar realmente de algo, com urgência, você também terá que comprar, então, caso não tenha dinheiro suficiente acabará tendo que abrir mão de alguma conta ou até mesmo terá que pedir dinheiro emprestado.

Essa é uma situação complicada, então, antes de comprar qualquer coisa, pense duas vezes para ver se aquilo realmente tem importância, se não, deixe para comprar quando estiver mais “folgado”.

Esse artigo foi produzido pela equipe do kontaazul.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.