10 dicas essenciais para a sua primeira viagem ao exterior
Não importa o quanto você tenha viajado em seu país de origem, há algo emocionante em fazer sua primeira viagem ao exterior. Ir a algum lugar completamente novo e diferente é infinitamente empolgante, mas também pode ser um pouco assustador e confuso para turistas de primeira viagem.
Alguns imprevistos podem acontecer, como perceber que ao alugar um carro a sua carteira de motorista não é válida no país de sua estadia ou mesmo perder uma manhã procurando opções de atividades para seus filhos. Quer evitar a todo custo estes transtornos nas suas próximas férias? Aqui estão algumas dicas de viagem para chegar ao seu destino internacional e ter férias relaxantes com total tranquilidade.
1. Onde e quando ir
As duas primeiras considerações que afetarão o sucesso da sua viagem são obviamente o local de sua estadia e a época do ano em que você partirá. Os dois são inseparáveis. Seria uma pena ir para o Caribe durante a temporada de furacões ou perder a florada das cerejeiras durante uma viagem ao Japão.
É claro que ir fora de temporada também pode trazer surpresas agradáveis, como tarifas vantajosas, menos pessoas nos principais pontos turísticos, etc. Mas é bom você pesquisar mês a mês todos os detalhes dos destinos, de acordo com os seus desejos.
2. Verifique a sua documentação
Para a maioria das viagens ao exterior, você precisará ter o seu passaporte atualizado. É importante que, caso não o tenha, solicite-o com bastante antecedência. Verifique também a documentação e todas as formalidades necessárias para o seu destino, como visto, vacinas, etc.
Saiba mais no site do governo do país visitado, onde você encontrará todas as informações úteis para o bom andamento da sua estadia. Uma data de validade do passaporte expirada, um pedido de visto recusado, vacinas desatualizadas podem arruinar a viagem da sua vida. Quando viajar, você também deve fazer um backup dos seus documentos mais importantes, seja ele digital (nuvem, Google Drive) ou em papel.
3. Defina seu orçamento de viagem
O orçamento disponível definirá a maneira como você viajará. E lembre-se, você não precisa gastar milhões ou ir tão longe para se maravilhar. Uma vez que seu orçamento esteja definido, tenha o cuidado de fornecer uma pequena margem extra. Sempre haverá imprevistos em uma viagem e, muitas vezes, é isso que a torna uma verdadeira aventura!
4. Contrate um seguro viagem
Qualquer viajante sabe que um seguro de viagem é necessário, cobrindo saúde e propriedade. Quando você tem um seguro viagem, pode ter certeza de que, se acontecer algum imprevisto, poderá obter a ajuda médica de que precisa.
De doenças de emergência a reembolso de bagagem perdida, o seguro viagem pode economizar muito dinheiro no caso improvável de algo ruim acontecer enquanto você estiver no exterior. Procure as ofertas que se adequam a você e ao seu orçamento.
5. Evite excesso de bagagem
Leve em consideração o clima do local para onde você está indo e quantos dias você estará lá. Pesquise no seu guarda-roupa opções que combinem. Escolha o melhor e mais confortável tênis. Não pense muito em “talvez você precise”. Separe as coisas e vá colocando na sua mala aos poucos, mesmo que leve alguns dias para isso.
Se for sua primeira viagem ao exterior, não faça sua mala de última hora. Evite malas grandes e leve em consideração colocar em sua bagagem de mão tudo o que mais precisa. Pense também em deixar um espaço na mala e adquirir algumas peças de vestuário no seu destino, principalmente se forem típicas do local.
6. Procure suas acomodações
Cada tipo de acomodação tem suas vantagens e desvantagens. Para um hotel, geralmente não há problema de horário e há recepção noturna, mas você não poderá cozinhar. Enquanto para um aluguel de temporada, você terá que combinar com seu anfitrião o horário de chegada de acordo com a disponibilidade dele, mas desfrutará da liberdade de preparar sua própria alimentação.
Parques de campismo ou aluguel de motorhome muitas vezes são opções interessantes, por outro lado você é obrigado a ter um mínimo de equipamento ou pensar em dirigir durante a viagem.
7. Prepare bem o seu itinerário
A primeira coisa a fazer quando se quer visitar um novo país é localizar os pontos de interesse em um mapa. Leia os artigos dos blogueiros de viagem, eles compartilham suas experiências, os endereços mais interessantes e permitem que você encontre os lugares para visitar de acordo com seus desejos.
Não se esqueça de calcular os tempos de viagem entre cada ponto a ser visitado e pense no meio de transporte que irá utilizar.
Para quem tem uma rotina corrida, a preparação é ainda mais importante. Afinal, pode ser que você não tenha tempo hábil o suficiente para se programar e conhecer tudo que seu destino tem a oferecer. Então, se você trabalha no comércio, tem uma empresa ou atua no mercado de empresas de desenvolvimento de sistemas embarcados, por exemplo, que são mercados que exigem mais tempo de trabalho, lembre-se de começar a preparar sua viagem com pelo menos 1 ano de antecedência.
8. Use o transporte local
A maioria das viagens internacionais exigirá que você voe para o seu destino, mas para se deslocar durante as férias considere outras opções, como o transporte público. Os passeios de ônibus, metrô e trens costumam ser mais econômicos e ecológicos, e também oferecem a oportunidade de apreciar os pontos turísticos e conversar com os habitantes locais.
Alguns países até têm aplicativos de compartilhamento de carona e podem ser mais diretos do que uma rota de ônibus.
9. Planeje seus passeios, mas não exagere
O planejamento básico é extremamente importante, mas pode fazer a diferença entre a melhor viagem da sua vida ou um desastre total. Em sua agenda ou roteiro, deixe momentos livres ou espaços para fazer algo diferente e desfrutar de novas paisagens.
Deixe-se encantar pelo local e prepare-se para as surpresas que podem estar naquele destino que escolheu como primeira viagem.
10. Mantenha a mente aberta
A última dica para se preparar bem para uma viagem internacional é manter a mente aberta. Permita-se conhecer outras pessoas, conhecer diferentes culturas ou costumes.
Aceite que algumas coisas serão diferentes (e outras provavelmente irão desagradá-lo), mas que, no geral, a experiência de se abrir para novas realidades será muito gratificante!