Brinquedos infantis educativos valem a pena?

0

 

Não existe nada melhor do que brincar, se divertir e ainda aprender, não é mesmo? Basta ler a frase para imaginar a rotina de uma criança e todos os aprendizados que fazem parte dessa etapa da vida, incluindo a descoberta de brinquedos infantis.

É fato que o período do crescimento deve ser vivenciado pelo pequeno, pela família e pela escola, com todos os integrantes incentivando a busca pelo conhecimento e desenvolvimento.

Quer saber mais sobre o assunto e compreender como os brinquedos podem ser utilizados de uma maneira educativa? Então continue acompanhando o conteúdo!

 

O que é um brinquedo infantil educativo?

O que é um brinquedo infantil educativo?

 

Boneca e bola são algumas das opções mais desejadas pelas crianças, sendo sempre os mais comuns. Cada uma das opções pode ser utilizada para desenvolver determinada habilidade, mas as alternativas são diferentes das opções educativas.

Isso porque um brinquedo que tem como objetivo estimular a educação e o desenvolvimento infantil é pensado com o intuito de despertar a curiosidade e o raciocínio.

Para deixar mais explicita a diferença, vamos pensar no seguinte exemplo: um quebra-cabeça infantil. Com diversas peças e tamanhos, o objetivo é que a criança seja capaz de completar a imagem que está na caixa.

Peça por peça, o pequeno vai trabalhando a memória, a coordenação e a habilidade de compreender a imagem, distinguindo qual deve ser a próxima peça e em qual lugar é possível encontrar o encaixe perfeito.

Sendo assim, um quebra-cabeça pode ser ideal para desenvolver algumas habilidades, despertando aquela sensação de quero mais após a finalização – prazer esse que pode seguir até a vida adulta, já que muitas pessoas costumam fazer coleções.

O desafio, as tentativas, o pensamento analítico e a sensação de vitória após o término são fatores que fazem dessa brincadeira uma oportunidade de crescimento.

Brinquedo infantil educativo: como identificar?

Se você conferiu o exemplo acima, mas ainda não sabe como encontrar esse tipo de brinquedo, vamos te ajudar a entender algumas diferenças.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é que o produto precisa contribuir com a educação e com o processo de desenvolvimento social e cognitivo. Ou seja, durante a brincadeira, é imprescindível que a criança esteja aprendendo algo ou desenvolvendo uma habilidade.

O segredo está em estimular determinada habilidade ou raciocínio ao ponto que a criança seja capaz de chegar a própria conclusão dos fatos, compreendendo que analisar, avaliar e concluir são ações que serão feitas por toda a vida adulta.

É válido mencionar que os tipos de brinquedos vão mudando conforme a idade. Quando a criança é menor, um exemplo são aqueles brinquedos que contam com luzes e sons. De maneira intuitiva, o pequeno aprende que ao apertar determinada tecla, ouvirá o barulho.

Nas situações em que a criança já é mais velha, as alternativas podem incluir jogos de raciocínio. É importante sempre pensar em quais aspectos estão sendo desenvolvidos durante a brincadeira, sem deixar de lado o toque lúdico, o equilíbrio e o desafio.

Confira uma lista com alguns exemplos de brinquedos educativos:

  • Tapetes coloridos;
  • Instrumentos musicais;
  • Chocalhos;
  • Livros musicais;
  • Quebra-cabeça infantil;
  • Brinquedos de empilhar e encaixar.

Quais são as vantagens de dar um brinquedo infantil educativo para o meu filho?

Quais são as vantagens de dar um brinquedo infantil educativo para o meu filho?

 

 

Mais do que a alegria de receber um novo brinquedo infantil, essa ação pode fazer a diferença no futuro, proporcionando mais oportunidades de desenvolvimento. Veja algumas das vantagens:

  • Aperfeiçoamento das habilidades intelectuais;
  • Desenvolvimento de coordenação, ideias e imaginação;
  • Maior facilidade de memorização;
  • Desenvolvimento da imaginação e raciocínio lógico.

Os brinquedos educativos podem ser inseridos no cotidiano logo no início da aprendizagem, quando o pequeno começa a frequentar a escola.

Nos casos em que a solução é compartilhada com outras crianças, o aprendizado pode ser ainda maior, já que será possível socializar com outros da mesma idade, facilitando a habilidade de expressão.

Por isso, incentive esse tipo de prática e ofereça as ferramentas ideias para que o seu filho possa aproveitar o melhor de cada idade, afinal, aprender brincando é sempre a melhor opção!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.