5 dicas para usar o cartão de crédito da forma correta

0
Fonte: Pixabay

Quem busca mais segurança e liberdade financeira, pode achar que os cartões de crédito são a melhor ferramenta para isso.

O cartão pode ser usado para redistribuir as principais compras e também ter uma modalidade de crédito saudável. 

Alguns bancos ainda oferecem recompensas, como milhas aéreas ou reembolso em compras. No entanto, essa conveniência toda pode ser um ímã para acumular dívidas rapidamente.

Felizmente, existem maneiras para evitar uma situação de dívida. Caso esteja pensando em ter o seu primeiro cartão de crédito ou querendo aprender melhor, veja 5 dicas para usar o crédito com sabedoria: 

 

1 – Gaste dentro do seu orçamento

A melhor forma de evitar contrair dívidas de cartão de crédito é seguir pagando o saldo da conta todos os meses. Porém, como saber qual é a meta alcançável? Hábitos de consumo.

É muito importante entender que o seu cartão de crédito é uma ótima forma de pagar compras maiores e construir crédito. 

No entanto, não se esqueça de colocar compras no mês somente quando souber que vai conseguir pagar, evitando dívidas futuras com juros bem altos. 

 

2 – Pague no dia

Outra maneira de evitar dívidas no cartão de crédito é buscar pagar pontualmente a sua conta. Diversos bancos permitem pagamento automático, com o dinheiro da conta corrente para pagar antes do vencimento.

É possível também configurar lembretes em sua agenda ou celular. Os pagamentos atrasados geram taxas atrasadas, o que pode se tornar mais difícil para ficar em dia depois.

 

3 – Evite chegar no limite todo mês

Idealmente, é importante pagar a conta integral todos os meses, mas se isso não for possível, tente manter uma taxa de utilização baixa.

Tente não chegar no valor do seu limite todos os meses, pois é uma prática bastante arriscada, podendo levar contração de dívidas. 

Para saber mais sobre como usar o cartão de crédito de forma mais saudável e segura, confira o artigo completo da Plusdin

 

4 – Saiba os termos do cartão de crédito

Saber os detalhes presentes no seu contrato de cartão de crédito é fundamental para evitar a cobrança de taxas inesperadas e ainda controlar os seus pagamentos.

Diferentes tipos de cartão e de bancos apresentam taxas de juros e cobranças diferentes. Antes de começar a usar o seu, leia o contrato para saber que tipo de valores são esses, principalmente sobre juros.

Alguns cartões não fazem a cobrança de taxa de manutenção, outros cobram juros mais altos em atrasos. Por isso, não deixe que isso seja uma surpresa na hora de conferir a sua conta. 

 

 5 – Evite ter muitos cartões de crédito

Abrir muitos cartões de crédito ao mesmo tempo pode ser uma alternativa bem complicada e que pode levar a dívidas facilmente, por mais que seja tentador ter mais opções de parcelamento.

No entanto, é preciso ter em mente que vai ser mais difícil de controlar os seus gastos e as datas de pagamentos.

Vários cartões podem ter datas de pagamentos diferentes, o que pode gerar atraso nas datas, com multas com juros bem altos e formando novas dívidas.

Além disso, abrir muitas contas pode afetar negativamente a sua pontuação de crédito.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.