Dicas de organização para o seu home office

0

O espaço de trabalho dentro de casa ganhou enorme importância para algumas pessoas em 2020. Confira aqui como deixá-lo de forma a otimizar sua produtividade!

 

A forma como pensamos nosso dia a dia profissional mudou devido à pandemia do novo coronavírus. Orientados a ficar em casa, milhões de brasileiros precisaram se adaptar a uma nova rotina que consiste em acordar, tomar banho e não ter que se locomover ao escritório – o local de trabalho passou a ser a própria casa.

 

A praticidade trouxe também alguns pontos de reflexão, afinal, ninguém estava devidamente preparado para esse cenário. Nesse artigo iremos explorar alguns desses pontos. Boa leitura!

 

  1. Encontre o melhor lugar

 

Seja no seu atual apartamento ou caso você esteja procurando apartamento a venda em pinheiros, a verdade é que o seu escritório em casa não pode ser montado em qualquer lugar.

 

A preferência é que seja em um quarto vago, como o depósito nos fundos do imóvel ou até mesmo em um canto mais tranquilo da sala de estar, de preferência de costas para a TV. O importante é que seja um espaço capaz de te dar conforto para as longas horas de uso e ao mesmo tempo não tire sua concentração.

 

  1. Móveis e iluminação

 

Seu local de trabalho não pode ser a mesa de jantar ou o sofá. É importante que você invista em móveis apropriados para a prática do home office pois as mesas de escritório possuem a altura ideal para digitação e as cadeiras corporativas apresentam uma ergonomia pensada para sua saúde. 

 

Além disso, é importante posicionar sua estação de trabalho perto de uma janela para que possa aproveitar a iluminação natural durante o dia. Da mesma forma, caso precise trabalhar à noite, posicione uma luminária com iluminação quente para proporcionar um ambiente aconchegante.

 

  1. Pense em suas prioridades

 

De acordo com a filosofia minimalista, é um aprendizado entender a importância das coisas em nossas vidas. Dessa forma, uma casa com toques do minimalismo possui um número reduzido de objetos de fato relevantes.

 

Não é uma má ideia adotar esse pensamento para o ambiente de trabalho. Quanto mais organizado e povoado de itens realmente importantes para o seu dia a dia, mais espaço você adquire não apenas sobre a mesa, mas também dentro da sua cabeça para realizar projetos e se inspirar melhor.

 

  1. Fones de ouvido com cancelamento de ruído

 

Muitas vezes é impossível encontrar um espaço onde predomina a tranquilidade para exercer sua profissão. Seja pela vizinhança barulhenta ou caso tenha filhos, existe uma dificuldade natural em ter um pouco de silêncio durante o expediente.

 

Uma saída fácil para esse problema é adquirindo fones de ouvido de alta qualidade. Pesquise por modelos que contam com a tecnologia ANC (Active Noise Cancelling) pois quando ligados, esses dispositivos são capazes de filtrar o barulho externo mesmo com a música pausada. 

 

  1. Para concluir, saiba a hora de parar!

 

Você já deve ter percebido a essa altura do isolamento social que trabalhar em home office aumenta bastante a produtividade devido à abordagem mais flexível que você tem em relação às suas atividades. O problema é que por muitas vezes não vemos a hora passar e acabamos trabalhando mais do que deveríamos. 

 

Para equilibrar as coisas, defina um horário de início e outro de final de expediente. Se preciso, crie alarmes para avisá-lo quando for o momento de “fechar a lojinha”!

 

O home office oferece características bastante agradáveis às pessoas, mas essa experiência precisa ocorrer com plenitude. Para isso, faça um planejamento prévio e adapte o seu escritório em casa de forma a estimular o melhor da sua produtividade.

 

Boa sorte em sua jornada e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.