Desfralde – Quando começar o desfralde do seu filho

 

Desfralde - Quando começar o desfralde do seu filho
Desfralde – Quando começar

O desfralde tem mais chances de sucesso se começar quando a criança realmente já tem capacidade física para segurar as
necessidades (ou seja, tem controle esfincteriano).

Há crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, mas outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.

Você talvez já tenha ouvido falar que meninos costumam demorar mais para largar a fralda que as meninas, o que é verdade em boa parte dos casos. E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com meninos que já tenham irmãos.

Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo de desfraldamento, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo.

Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todo mundo.

A primeira coisa a fazer, portanto, é conferir essas dicas para ver se seu filho  está mesmo pronto. Se você acha que sim, ótimo. Agora o importante é iniciar o processo num momento bem propício. Verifique se a rotina do seu filho está tranquila, sem grandes mudanças à vista. Novidades na escola ou na família tendem a atrapalhá-lo. Preste atenção também para ver se ele dá abertura paraessa grande mudança. O ideal é que ele não mostre resistência quando você mencionar o assunto.

Agora vamos as dicas:


Sinais de que a fralda incomoda

Quando comecar o desfralde
Sinais de que a fralda incomoda
Muitas crianças arrancam a própria fralda, outras se negam a coloca-la, outro grupo também avisa imediatamente o cuidador quando fez
pipi ou cocô. Esses são sinais de que a fralda está incomodando e de que pode ser a hora de começar a tirá-la.
Se vocês já não fazem isso em casa, deixe que seu filho veja o pai  fazer  xixi. Mas deixe que ele veja a mãe também. Ele vai notar que há
diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como os meninos usam o banheiro.
 
Aproveite a melhor época do ano
Quando comecar o desfralde
Desfralde

Com a chegada do verão, muitos pais começam a pensar na ideia, já que nesse período do ano, as crianças usam roupas mais leves e, normalmente, os pais estão férias.

De noite depois –tire a fralda noturna quando ela amanhecer seca por vários dias.Prepare-se para as escapadas e não desista!
Deixe ser divertido  Leve a criança para escolher o penico ou adaptador para o vaso.Compre também calcinhas e cuecas e incentive a usar sem a fralda.

Envolva todo mundo! Todos os que convivem com a criança, seja em casa ou na escola, se for o caso, devem passar as mesmas instruções e agir do mesmo modo. Converse antes com todos!
Cada coisa em seu lugar !Use sempre o penico no banheiro e fique por perto, conversando, contando histórias e comemorando dando tchau na hora da descarga.
Conte com o apoio de livros divertidos  Algumas obras infantis contam historinhas que relatam de forma simples e divertida o processo de desfralde. Um desses livros é o famoso “O que tem dentro da sua fralda”.
Para eles  – Se seu filho é menino, ensine primeiro a fazer xixi sentado e depois em pé. As duas coisas juntas podem ser demais para eles.
Para elas  – È uma menina? Então desde sempre ensine a menina a se limpar da forma correta, sempre de frente para trás.
Menos líquido !No começo, até que seu filho saiba melhor controlar a vontade de fazer xixi, evite dar muito líquido antes de um trajeto longo de carro ou antes da criança ir dormir. Isso evita acidentes quando o banheiro não estiver tão por perto.
Na época do desfralde, é melhor não usar macacões ou cintos. Coloque uma roupa que a própria criança consiga abaixar para usar o penico.

Controle na medida  Ensine a controlar o xixi, mas não a segurá-lo por muito tempo. Essa ideia de passar muito tempo sem ir ao banheiro é ruim até pra gente, adulto, e pode causar infecções urinárias. Então é melhor que seu filho nem aprenda umhábito ruim desses.

Manter uma rotina Ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.

Trabalhar com bonecas que “fazem xixi” e demonstrar em um peniquinho para toda turminha.Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto.

Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro.

Faça a festa quando as fraldas forem embora de vez.

 

Parabéns, seu filho já está grande!Elogie-o muito e deixe-o dar o resto do pacote de fraldas para um priminho menor, ou para outra criança mais nova.

E comemore você também! Nada mais de troca de fraldas! Bom, você ainda tem de ajudá-lo a se limpar na hora em que ele berra
“Acabeeeeei!” lá do banheiro, mas isso é outra história…

Espero que essas dicas ajudem todas as mamães nessa fase do desfralde, usei essas tecnicas com o meu filho ano passado e deram super certo.

Deixe seus comentários sobre como foi o desfralde por aí.
Nesse vídeo vocês ver mais dicas:

9 thoughts on “Desfralde – Quando começar o desfralde do seu filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *