Quais os benefícios de usar o sling com o seu bebê?

0

Saiba por que é importante utilizar o acessório na hora de passear com seu filhinho

Hoje em dia, é comum vermos mamães e papais carregando seus bebês em amarrações de pano junto ao corpo. O nome deste acessório é sling e, apesar de fazer sucesso hoje em dia, ele existe há muito tempo para proteger as crianças.



Quando foi criado, em 1979, a ideia do sling era de que pudesse intensificar os cuidados com bebês prematuros. Seu sucesso e resultados foram tão positivos que o uso passou a ser indicado para todos os bebês.

Benefícios de usar o sling

Ver o neném naquela posição, tão próximo de quem o carrega, já demonstra que o acessório tem muitos benefícios. Elencamos alguns deles aqui, confira:

Estimula e estreita o vínculo materno ou paterno



Por estarem tão próximos, mãe ou pai e bebê conseguem estreitar sua relação. A criança sente o cheiro e escuta os batimentos cardíacos, já que sua audição é bem desenvolvida desde o ventre.

Facilita a amamentação e a posição correta

Estando na posição vertical, próximo ao seio materno, fica mais fácil amamentar o bebê. Além disso, depois de mamar, o neném ficará ereto, podendo arrotar com facilidade, sem o risco de engasgar. 

Desenvolve as habilidades motoras e físicas

Ouvindo as batidas do coração de quem os carrega, os bebês desenvolvem sua capacidade neurológica, psicológica, comportamental e afetiva com facilidade. O sling também ajuda a fortalecer os músculos e ampliar o senso de equilíbrio do neném. 

Diminui o estresse e melhora o sono

O contato com a pele da mamãe ajuda a diminuir a chance de infecções, além de acalmá-los, algo que é benéfico para bebês recém-nascidos ou prematuros. Outra vantagem é a posição em que o neném fica, tendo contato visual e interagindo com tudo ao seu redor. Isso influencia na melhora da qualidade do sono.

Aprimora a maneira com que os pais carregam o bebê 

No sling, o peso do bebê fica distribuído, isso ajuda a evitar dor na coluna ou nos braços por carregar o filho. Além disso, os pais não precisam se preocupar em empurrar carrinhos, por exemplo, com o peso do material e o receio com os obstáculos na rua. 

Alivia as cólicas

Outro benefício que o sling proporciona para o bem-estar do bebê é que o calor e a proximidade do corpo ajudam a aliviar cólicas. Refluxos também são evitados, novamente pela posição em que o neném se encontra no acessório.

Cuidados ao usar o sling

Apesar de ser muito prático, é preciso tomar cuidados na hora de amarrar o sling. O processo deve ser feito de forma que o bebê fique confortável e o carregador também. Escolha, ainda, o tecido que vai ser usado para que não cause alergia na pele da criança.

É importante ficar atento se o bebê está com a cabecinha livre para poder respirar durante o uso. Conforme ele for crescendo, vá adaptando as posições em que ele pode ficar e o tipo de sling que vai ser usado. 

Os pais devem prestar atenção ao tempo de uso do acessório. O sling não deve ser usado por longos períodos, para evitar dores nos pais. A prática de exercícios e alongamentos ajuda a melhorar isso. 

Tipos de sling

Existem três tipos de slings, alguns podem ser usados quando o bebê é bem novinho, outros são, de preferência, para quando eles já estão mais crescidinhos. Confira:

  • Argola: o tipo mais utilizado, é feito de um pano de dois metros que fica ajustado a duas argolas;
  • Sling bolsa: uma rede de tecido dobrado que forma uma bolsa para carregar o bebê;
  • Sling canguru: esse é usado quando o bebê já está maior. O neném fica sentado, preso a alças que estão nos ombros e na cintura dos pais,
  • Wrap sling: é feito de pano também, com cerca de cinco metros de comprimento, que é ajustado e amarrado ao corpo do carregador.

Para escolher o sling que deseja usar com seu bebê, não esqueça de pesquisar qual o melhor para o tamanho dele. O tecido que será usado deve ser hipoalergênico para evitar problemas na pele do neném.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.