Roupas de Bebê para Outono e Inverno

0


Com o frio chegando, os cuidados com os bebês devem ser redobrados para sempre mantê-los quentinhos, confortáveis e seguros. Isso porque, essa é a época do ano em que doenças respiratórias são muito comuns, devido ao tempo seco, combinado com baixas temperaturas e ambientes fechados. Esses fatores em conjunto, se não receberem os cuidados corretos, podem prejudicar a saúde do pequeno, principalmente dos recém-nascidos. Afinal, eles ainda estão conhecendo o mundo aqui fora, não possuindo sistemas de defesa totalmente formados e por isso precisam de mais cuidados. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas infalíveis para manter seu pequeno quentinho e seguro.

Conforto

Para que seu bebê fique bem, é necessário deixá-lo o mais confortável possível. Pensando nisso, escolha tecidos 100% algodão e evite usar a lã, visto que pode causar alergias e até mesmo irritar a pele do pequeno. O algodão é um dos tecidos mais indicados para as roupinhas, visto que é super leve, permite a respiração da pele, promove liberdade para os movimentos e é maleável. Esses fatores são fundamentais, visto que a pele dos bebês é muito sensível e os pais precisam de tecidos mais elásticos para realizar a troca. 

Um ótimo tecido para o inverno é o suedine, sendo constituído 100% com algodão. Ele é mais grosso e consequentemente mais quentinho. Contudo, ele não perde as demais características, sendo maleável, fácil de lavar e super confortável. 

Utilizar o tecido certo e vestir o pequeno em camadas é fundamental para agilizar as trocas para os pais, oferecer conforto e também deixar seu bebê aquecido. Se você tem dúvidas de como vestir seu pequeno, a melhor ordem é:

1- Body: Além de ser super prático, o body de bebê esquenta o peito e quando possui botões embaixo, não o deixa descoberto durante a troca. 

2- Calça: A calça será responsável por proteger as perninhas de seu pequeno e mantê-las quentinhas.

3- Macacão longo: Depois coloque um macacão longo para esquentar os bracinhos.

4- Cardigan: Se estiver mais frio, acrescente o cardigan para oferecer ainda mais conforto. 

5- Acessórios: Utilize gorros e luvas para aquecer as extremidades de seu pequeno, visto que são os locais que mais perdem calor. 

Hora do banho

Por mais que a tendência seja banhos mais longos no inverno, com os bebês isso não é recomendado. Os banhos precisam ser rápidos e o mais quentinho possível, sem exageros para não queimar o pequeno, sendo ideal que a temperatura esteja entre 35 ºC e 37 ºC. Além disso, antes de começar, feche todas as portas e janelas enquanto a banheira enche para que o ambiente fique bem aquecido. 

Outra dica simples, mas valiosa é deixar todos os produtos que serão utilizados próximos a você, como shampoo, sabonete, toalha e roupinhas de bebês. Com isso, você agiliza o banho e evita deixar seu pequeno descoberto por muito tempo. Por fim, o horário ideal para banhos é no período da tarde.

Ventilação da casa

Por mais que esteja frio, é importante deixar a casa ventilada para impedir a proliferação de vírus e bactérias. Se puder, realize pequenos passeios com seu bebê durante o dia, entre 10h e 16h para aproveitar o período mais quentinho. Além disso, evite sair após o banho para não causar choque térmico e consequentemente algum resfriado.  

“Soninho”

No momento da soneca ou na hora de dormir é imprescindível que você não utilize cobertores, edredons ou mantas, visto que esses itens podem causar sufocamento no pequeno. Para deixá-lo tranquilo e confortável durante esses períodos, vista-o em camadas e confira no decorrer da noite se ele está com calor ou com frio.

Para isso, cheque o pescoço e tórax, pois se estiverem gelados será necessário acrescentar mais uma camada de roupa. Caso contrário, basta retirar alguma peça para que ele não sinta mais calor. 

Além disso, tome cuidado com aquecedores e umidificadores, visto que se utilizados da maneira errada podem prejudicar a saúde de seu pequeno. O primeiro reduz a qualidade do ar e o deixa seco, já o segundo pode umidificar o ar em excesso facilitando a proliferação de fungos. Por isso, o ideal é que durante a noite, o quarto esteja em torno de 25 ºC e ao utilizar aquecedores colocar junto uma toalha molhada ou uma bacia de água. Caso prefira o umidificador fique atento a qualidade do ar. 

Agora que você aprendeu a vestir seu pequeno no inverno, é muito importante ficar atento aos seus sinais. Lembre-se que bochechas vermelhas e irritação sem motivo, podem significar que seu pequeno está mais quente do que deveria. Por isso, roupinhas em camadas como bodies, macacões de bebês, calças e cardigans são essenciais para facilitar momentos de troca e promover conforto nos momentos em família. Ah, e não se esqueça de sempre optar por tecidos de algodão, ok? Assim você evita qualquer tipo de alergia ou até mesmo irritação por parte de seu pequeno, deixando-o fofinho e muito quentinho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.