Cuidados necessários para se ter com a alimentação em casa

0
Imagem: Pexels

A rotina corrida nos ocupa com diversas atividades, incluindo o trabalho, as tarefas domésticas, compromissos sociais, cuidados com familiares, entre outros. Muitas vezes, não nos sobra tempo para nós mesmos e, por isso, acabamos nos descuidando da nossa alimentação em casa, bem como outros práticas essenciais para a saúde.

Apesar disso, diferentemente do que muita gente pensa, cuidar da alimentação em nossa casa não é algo difícil. Aliás, com pequenas mudanças de hábitos, é possível desenvolver uma rotina muito mais saudável, sem deixar de lado os compromissos e responsabilidades.

Vale dizer que, além do cuidado com a ingestão de alimentos, também é preciso ter atenção quanto às formas de armazenamento. Afinal de contas, muitos produtos naturais atacado costumam estragar bem rápido e, por isso, é fundamental zelar para que não apodreçam.

Portanto, o artigo de hoje vai tratar sobre os cuidados necessários para se ter com a alimentação em casa, mostrando como adaptar o seu dia a dia para uma rotina mais saudável. Acompanhe a leitura!

Dica #01: Alimente-se devagar

Devido à rapidez da rotina, muitas pessoas têm mania de “engolir a comida”, ou seja, não mastigam direito e adotam a prática de comer rápido demais.

Mas além de ser um hábito nada saudável, há muitos problemas nisso tudo, como a dificuldade de digestão, aumento da sensação de peso e faz com que comamos mais do que o necessário.

Assim, para se alimentar mais devagar, algumas recomendações são:

  • Desligue os aparelhos durantes as refeições (televisores, celulares);
  • Sempre que possível, almoce com alguém;
  • Saboreie o gosto da comida;
  • Reduza o consumo de líquidos durante a refeição.

Assim, mesmo que tenha uma porta de vidro para cozinha, com acesso direto aos televisores, depois de um tempo não será necessário mais ligá-los, pois se concentrará nas refeições. Ou seja, aos poucos, esse hábito irá se tornar comum.

Dica #02: Beba 2 litros de água por dia

O nosso corpo é formado basicamente por água. Por isso, é importante nos mantermos hidratados, consumindo o mínimo de 2 litros de água por dia.

Quando perdemos líquido, no suor ou com urina, especialmente na prática de atividades físicas, a ingestão de água deve ser ainda maior.

Ademais, o nosso cérebro tem 90% de água, portanto, se não suprirmos corretamente a necessidade do líquido em nosso corpo, podemos desenvolver dores de cabeça, enxaqueca, bem como prejudicar o funcionamento de outros órgãos do corpo.

Entre outras vantagens da ingestão de água, destacam-se:

  • Melhora o funcionamento do metabolismo;
  • Ajuda na absorção dos nutrientes;
  • Hidrata as articulações e células do corpo;
  • Regula a temperatura corporal.

Uma dica para quem tem dificuldades de beber água ao longo do dia é colocar despertadores, ou então, recados nos móveis planejados para cozinha. Assim, sempre que passar no cômodo, irá se lembrar de tomar, pelo menos, um copo de água.

Dica #03: Reduza o consumo de açúcar

O açúcar refinado é um composto originário da cana-de-açúcar, porém ele passa por um processo de transformação que somente deixa as partes “ruins” do alimento. 

Por isso, é importante reduzir, ou até mesmo deixar de ingerir, o açúcar, visto que ele pode ocasionar inúmeros problemas, como o diabetes.

Uma alternativa é substituir a versão refinada pelo açúcar mascavo, que não passou pelo processo de refinamento e mantém os valores nutricionais. Outra opção é o mel, que é considerado um adoçante muito mais saudável e natural.

Dica #04: Substitua os nutrientes perdidos

Muitas pessoas sofrem com falta de vitaminas necessárias no corpo, ou então, precisam repor nutrientes por conta de práticas de exercícios físicos específicas.

Um exemplo é a creatina micronizada preço diferenciado, que é um suplemento voltado para praticantes de atividades físicas, pois ele proporciona o aumento dos estoques de energia dos músculos, sendo possível sentir um ganho na força e no desempenho durante os treinamentos.

Ou seja, a creatina ajuda a retardar a fadiga dos músculos, além de colaborar com o aumento de foco durante a prática dos exercícios.

Os suplementos são indicados em inúmeras situações, entretanto, recomenda-se entrar em contato com um médico, para realizar uma avaliação prévia, antes de iniciar a gestão desses produtos vitamínicos.

Dica #05: Inclua alimentos orgânicos no cardápio

Os alimentos orgânicos devem ser prioridade em uma rotina saudável, pois eles são produzidos sem o uso de agrotóxicos e conservantes, substâncias que fazem mal ao organismo. 

Contudo, eles estragam muito fácil, sendo recomendável fazer uma armazenagem correta de todos esses alimentos.

Uma dica é usar o processador de alimentos profissional para já deixar porções de frutas e legumes prontos para o consumo, ou picados para congelar.

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, as hortaliças e frutas, que normalmente são os alimentos orgânicos mais procurados, devem ser consumidas apenas em boas condições. 

Para isso, é importante ficar atento às seguintes características:

  • Partes amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada;
  • Folhas e raízes mofadas ou estragadas;
  • Modificações no cheiro característico dos alimentos;
  • Consistência alterada ou esponjosa;
  • Excesso ou falta de umidade característica.

No caso dos alimentos orgânicos, é preferível as frutas, legumes e hortaliças da estação, pois além de mais econômicas, elas conservam melhor os nutrientes.

Dica #07: Consuma lanches saudáveis

Quando saímos de casa, ficamos tentados a consumir refeições industrializadas, como lanches, pizzas, entre outros alimentos rápidos. 

Mas isso pode ser maléfico para a saúde, ocasionando muitos problemas, inclusive doenças crônicas.

Uma alternativa é optar pelo consumo de lanches saudáveis, com produtos que você tem em casa mesmo. 

Para isso, você pode congelar os alimentos e separar em pequenas porções. Use etiquetas para alimentos para identificar cada prato congelado, de acordo com o dia da semana.

Também é possível preparar pequenos snacks, como mix de castanhas, que são facilmente transportadas em saquinhos, bem como frutas. Assim, deixamos de comer besteiras na rua e adotamos uma alimentação muito mais saudável.

Dica #08: Inclua mais frutas na sua alimentação

Que tal olhar para a sua cozinha planejada preço diferenciado e ver uma cesta de frutas? Pode ser algo muito bom incitar o desejo de consumir mais frutas durante o dia, substituindo alimentos industrializados e altamente calóricos.

As frutas são fundamentais para quem deseja adotar uma alimentação mais saudável em casa. Afinal de contas, elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras alimentares, além de compostos protetores, que ajudam a regular o nosso organismo.

Em algumas frutas, também temos os antioxidantes, que são nutrientes essenciais para a proteção das células e prevenção contra o envelhecimento precoce.

A recomendação é consumir entre três a cinco porções de frutas por dia, dependendo das necessidades de cada pessoa. É importante se consultar com um nutricionista para avaliar as condições próprias de cada corpo e, assim, orientar uma dieta de frutas adequada.

O consumo regular de frutas está associado à redução das doenças cardiovasculares, como hipertensão, além da diminuição do Alzheimer, cataratas e outras enfermidades relacionadas com o envelhecimento.

Dica #09: Lave bem as mãos antes de manipular alimentos

Pode parecer besteira, mas o cuidado com a higiene, principalmente com as mãos, é fundamental para uma alimentação saudável. Afinal de contas, temos microrganismos em toda parte e, até de tocar nos puxadores de armário de cozinha, podemos contaminar os alimentos.

O Ministério da Saúde recomenda lavar as mãos:

  • Antes de pegar nos alimentos;
  • Antes de comer qualquer alimentos;
  • Depois de ir ao banheiro;
  • Depois de pegar em dinheiro ou objetos sujos;
  • Depois de pegar em animais.

Esses cuidados simples podem evitar uma intoxicação alimentar, além de prevenir o surgimento de outras doenças relacionadas à sujeira na alimentação.

Além disso, também é recomendável lavar os utensílios domésticos após o uso no preparo de alimentos, para evitar contaminação, bem como manter a cozinha limpa, já que qualquer microrganismo é capaz de causar intoxicações e enfermidades no corpo humano.

Quanto às latas de lixo, é importante deixá-las em local afastado do preparo de alimentos e sempre tampadas, para evitar a presença de parasitas e insetos.

Conclusão

Ter uma alimentação saudável em casa não é tão difícil quanto parece. 

Com algumas mudanças de comportamento, é possível não só ter refeições de melhor qualidade, com bons valores nutricionais, mas também, contribuir para uma rotina adaptada às necessidades de cada um, dando destaque para a manutenção da saúde.

Além do mais, a alimentação saudável colabora para a redução de doenças cardiovasculares, crônicas, entre outro problemas oriundos da ingestão de alimentos industrializados.

Por esse motivo, vale a pena mudar alguns hábitos, que aos poucos, serão rotineiros. A diferença será percebida logo nos primeiros dias, pois seu corpo passará a funcionar melhor, tendo mais disposição para o dia a dia.

Para manter uma alimentação saudável confiram esse POST com várias receitas ➡️


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.