Como Diminuir a Vontade de Comer Doce?

0

Devemos nos atentar: É uma vontade esporádica? Que acontece só de vez em quando! Ou é um vício todos os dias? Acontece quando estou estressada, nervosa? Ou quando estou na TPM? Consumo uma pequena porção? Ou isso já virou uma compulsão?

Essas questões ditam se nossa vontade é algo normal ou uma compulsão alimentar.

Mas e se eu consumir doces com adoçante tudo bem? Estudos mostram que alimentos com adoçante artificial não ativam o sistema de recompensa da mesma forma que o açúcar. O açúcar causa dependência. Você vai comer um docinho com adoçante e sua vontade por doce vai continuar lá.

Fatores

 A deficiência de minerais como zinco, magnésio, vitaminas do complexo B podem elevar a vontade de comer doce, por isso é importante uma alimentação balanceada que nos ofereça saciedade ajudem a controlar os excessos, devemos consumir: alimentos proteicos carne, cogumelos, os feijões, aveia, as castanhas e o abacate com suas gorduras boas (com moderação claro) brócolis, banana, maçã com a casca, que são alimentos ricos em fibras, triptofano que atua na produção de serotonina ativando no cérebro sensação de plenitude e bem estar.

Pratique atividade física

A pratica de atividade física nos ajuda na compulsão e libera sensação de bem estar assim como o efeito causado pelo doce no nosso organismo. Yoga e meditação além de atividades ótimas para a saúde ainda ajudam a controlar as emoções, estas que muitas vezes para serem harmonizadas nos fazem pedir “um docinho pra acalmar”. 

Não pule o café da manhã e não faça dietas restritivas

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, responsável por fornecer energia para nosso corpo encarar as atividades do dia, deixa-lo passar pode fazer com que o organismo procure fontes rápidas de energia, no caso o doce. 

Dietas restritivas podem funcionar por um tempo, mas quando acabamos o processo, acabamos consumindo tudo de forma compulsiva, com uma fome ainda maior, além de nos fazer ganhar peso novamente. A maior parte das pessoas confirmam que após dias de dietas restritivas sentem uma necessidade imensa de consumir doces e alimentos gordurosos.

Construa um novo paladar 

Cortar o açúcar da dieta parece a alternativa mais óbvia para quem quer aprender a controlar a vontade de comer doce, mas o mais importante é saber que você tem o direito de comer desde que de forma consciente: mastigando devagar, sorvendo todas as nuances de sabor, curtindo o momento. Assim não haverá espaço para a compulsão, se você é diabético deverá controlar sua glicemia claro.

Quando algo se torna permissível, geralmente perde a graça. Vários pacientes relatam que, a partir do momento que eu os “autorizei” a comer um docinho ou pedaço de chocolate por dia, passaram a nem deseja-lo tanto assim. Vale a pena diminuir o consumo de doces mas sem terrorismo nutricional e estou aqui pra te ajudar, sempre.

Beijos da Nutri…

Paula Hanazono

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.